Pesquisar este blog

domingo, 30 de dezembro de 2012

CATEQUESE BÍBLICO-MISSIONÁRIA: SAGRADA FAMÍLIA

A IGREJA CELEBRA A SAGRADA FAMÍLIA DE NAZARÉ COMO MODELO E ESTÍMULO PARA TODAS AS FAMÍLIAS, PARA TODO O POVO DE DEUS, QUE É UMA FAMÍLIA.
 
COMUNIDADE APOSTÓLICA
 
OS EVANGELHOS SÃO UM CATECISMO QUE NOS ENSINAM O CONHECIMENTO DE CRISTO E A VIVÊNCIA DE SEU MISTÉRIO. A JESUS, TUDO O QUE ERA HUMANO LHE ERA FAMILIAR E BOM PARA ANUNCIAR O REINO DE DEUS. JESUS ENTRA NOS PROBLEMAS DAS PESSOAS E INFUNDE NELAS A ESPERANÇA, COMO VEMOS NO MANDAMENTO NOVO, RAZÃO DA VIDA DE TODOS OS SEUS SEGUIDORES. ESSE AMOR É O SERVIÇO HUMILDE. ASSIM DÁ O FUNDAMENTO PARA A VIDA DE SEUS DISCÍPULOS. "NISTO CONHECERÃO QUE SOIS MEUS DISCÍPULOS, SE VOS AMARDES UNS AOS OUTROS." (Jo 13,35)
 
QUANDO OS EVANGELISTAS SE REFEREM A REALIDADE DA FAMÍLIA DE JESUS, TEM-SE A IMPRESSÃO QUE NÃO QUEREM TANTO DESCREVER UM ÁLBUM DE FAMÍLIA, MAS DAR AO POVO DE DEUS A MEDIDA DE TODO HOMEM E MULHER, E DE SUA UNIÃO DE FAMÍLIA. ESTE É O CAMINHO DE SALVAÇÃO. É NA FAMÍLIA QUE O DISCÍPULO CRESCE.
 
EM PRIMEIRO LUGAR, DEUS ESCOLHEU A FAMÍLIA PARA VIR A MUNDO. POR ISSO, A MARAVILHA DA ENCARNAÇÃO DIFERE DE NOSSAS VIDAS, MAS TEM A VER CONOSCO, É CAMINHO PARA NÓS: NÓS TAMBÉM DEVEMOS DAR O SIM AO PROJETO DE DEUS. SUAS DIFICULDADES NÃO SÃO MAIS DO QUE O RETRATO DE NOSSO COTIDIANO QUE DEVE OLHAR MAIS LONGE: "PENSAR TAMBÉM NAS COISAS QUE ÃO DO PAI". JOSÉ E MARIA DEVEM DISCEMIR OS CAMINHOS DE DEUS QUANDO FOGEM COM O MENINO PARA O EGITO E DE LÁ VOLTAM. DEUS NÃO LHES CONTOU. TIVERAM QUE VIVER NA FÉ O GRAVE PROBLEMA. NÓS TAMBÉM DEVEMOS ENFRENTAR OS PROBLEMAS COM FÉ.
 
COMUNIDADE HOJE
 
A REALIDADE DA FAMÍLIA HOJE DIFERE MUITO DA DE OUTRAS ÉPOCAS. CADA ÉPOCA TEM SEU MODO DE SER. NÃO É NEM MELHOR NEM PIOR. NÃO PODEMOS BUSCAR O PASSADO COMO SE ELE FOSSE O MELHOR. TEMOS NOSSA CONTRIBUIÇÃO A DAR. SE AS REALIDADES ATUAIS SÃO DIFÍCEIS, MAIS GENEROSA DEVE SER A RESPOSTA DADA A DEUS. OS PRINCÍPIOS DO AMOR, DO RESPEITO À VIDA, DO RESPEITO À PESSOA, DO AMOR SERVIÇAL, DA FIDELIDADE AO COMPROMISSO SÃO OS MESMOS SEGUIDOS POR JOSÉ, MARIA E O MENINO. JOSÉ É CHAMADO DE HOMEM JUSTO, OU SEJA, VIVIA BEM TODAS AS REALIDADES. O MENINO, MESMO SENDO OBEDIENTE AOS PAIS, NÃO DEIXAVA DE MOSTRAR SUA FIDELIDADE AO PAI. MARIA SABIA ESTAR JUNTO AOS SEUS, COMO FEZ COM ISABEL. ESTAVA SEMPRE BUSCANDO COMPREENDER O FILHO. SILENCIOSAMENTE ESTEVE JUNTO. PERCEBEM-SE NA FAMÍLIA DE NAZARÉ MAIS OLHARES DE CONFIANÇA DO QUE PALAVRAS. QUEM SABE ESTEJA AQUI O CAMINHO PARA HOJE: MAIS ABERTURA AO SER HUMANO DO QUE DISCURSOS. MAIS PRESENÇA JUNTO DE DEUS E DAS PESSOAS, DO QUE ACÚMULO DE REZAS E SERMÕES. JOGAMOS COM A DIFERENÇA DAS PESSOAS NA IGUALDADE DO AMOR
 
( PADRE LUIS CARLOS DE OLIVEIRA C.Ss.R.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário