Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

01º DE NOVEMBRO - DIA DE TODOS OS SANTOS

HOJE É DIA 01º DE NOVEMBRO. VÁRIAS IGREJAS CRISTÃS COMEMORAM HOJE O DIA DE TODOS OS SANTOS. VAMOS CONHECER UM POUQUINHO COMO ALGUMAS IGREJAS COMEMORAM ESTA DATA:
 
IGREJA CATÓLICA: CELEBRA A festum omnium sanctorum SEGUIDO DO DIA DE FINADOS (DIA SEGUINTE). Esta tradição de recordar (fazer memória) os santos está na origem da composição do calendário litúrgico, em que constavam inicialmente as datas de aniversário da morte dos cristãos martirizados como testemunho pela sua fé, realizando-se nelas orações, missas e vigílias, habitualmente no mesmo local ou nas imediações de onde foram mortos, como acontecia em redor do Coliseu de Roma. Posteriormente tornou-se habitual erigirem-se igrejas e basílicas dedicadas em sua memória nesses mesmos locais.
 
IGREJA LUTERANA: O dia é celebrado principalmente para lembrar que todas as pessoas batizadas são santas e também aquelas pessoas que faleceram no ano que passou. Em Portugal, neste dia, as crianças costumam andar de porta em porta a pedir bolinhos, frutos secos e romãs. É feriado em Portugal, comemorado em dia não-útil.
 
IGREJA ORTODOXA: COMEMORA ESSE DIA NO PRIMEIRO DOMINGO DEPOIS DE PENTECOSTES, FECHANDO A ÉPOCA LITÚRGICA DA PÁSCOA E NÃO DO DIA 01º DE NOVEMBRO COMO OUTRAS IGREJAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário