Pesquisar este blog

domingo, 28 de junho de 2015

A TORRE DE BABEL (Gn 11)

NAS REFLEXÕES BÍBLICAS DE DOMINGO VIMOS UM POUCO SOBRE A TORRE DE BABEL NA QUAL O TEXTO SE ENCONTRA NO CAPÍTULO 11 DO LIVRO DE GÊNESIS.

EU ACHEI UM TEXTO EXPLICATIVO MUITO INTERESSANTE QUE FALA SOBRE A TORRE DE BABEL QUE TIREI DO LIVRO "CRIAÇÃO DE UM OUTRO MUNDO", ORGANIZADO POR ROGÉRIO DE ALMEIDA CUNHA. (CEBI).

É possível que a história de Babel retrate uma situação de conflito entre a vida camponesa em oposição à vida urbana. Um grupo de seminômades caminha pelo deserto, cena típica do Israel pré-monárquico. Está procurando um lugar para se estabelecer. Chega a Sinear, um planície ao sul dos rios Eufrates e Tigre. Aí começa a fazer tijolos e construir a cidade. Bem no meio da cidade ergue torre, uma fortaleza, tão imponente aos olhos que parece chegar aos céus. Com a construção, o povo queria entrar para história, "fazer o nome". A tecnologia da construção é mencionada com orgulho: se usa betume e se queimam os tijolos, e não são secados ao sol. O objetivo de construir a cidade é manter a unidade e a coesão do povo: Para que não sejamos espalhados.
Tudo ocorria bem até a intervenção de Deus. 
(...)
Babel nos ensina que Deus desfaz furiosamente os projetos humanos que querem centralizar a vontade e controlar a vida dos outros. Mas ensina também que Deus não esmaga essas pessoas - veja que as pedras de Babel destruída não mataram ninguém!
(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário