Pesquisar este blog

domingo, 24 de setembro de 2017

Reflexões Bíblicas por Thiago de Morais - Lv 23,9 a 24 (todo)



As festas citadas no fim da reflexão da postagem anterior e as da postagem de hoje aconteciam em Israel e no meio agrícola. Com o passar do tempo elas foram mudando as características e seu significado.
A Festa das Semanas, por exemplo, hoje é a festa de Pentecostes, cujo significado é de que se refere ao período de 50 dias que Jesus ficou na Terra após a Ressurreição.
A Festa da Lua significava que o trabalho dos agricultores era regulado de acordo com as fases da Lua.
A festa da Expiação era para restabelecer a Aliança do povo com Deus.
A festa das Tendas era onde todos tinham que morar por um tempo em cabanas. Era a festa em que colhiam o produto de seus trabalhos. Era realizada no outono.
Hoje em dia, fazemos várias festas em honra e glória do Senhor. Que festas vocês, em sua comunidade, em sua paróquia, em seu ministério, em seu terreiro, etc, realizam para este fim?
O capítulo 24 traz assuntos muito fortes: morte e blasfêmia. Para melhor entendimento, trago aqui o significado da palavra blasfêmia, segundo o dicionário Aurélio: “Palavras que ultrajam a divindade, a religião, ou pessoa ou coisa respeitável.”
Segundo a escritura, blasfemar contra Deus é a mesma coisa de pedir a sua morte. O versículo 16 diz: “Quem blasfemar contra o nome de Javé deverá morrer.” Seguindo, traz o ditado popular, que vem desde o surgimento da Era Cristã: Olho por olho, dente por dente, ou seja, pagar na mesma moeda.
Ainda no capítulo 24, no versículo 4, traz a palavra candelabro. Para os cristãos o candelabro lembra os sete dons do Espírito Santo. Tem uma vela central, três velas a esquerda e três velas a direita.

Espero que tenham gostado. Coloque seu comentário no espaço abaixo sobre o que estão achando das reflexões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário