Pesquisar este blog

domingo, 28 de janeiro de 2018

Reflexões Bíblicas por Thiago de Morais - Apocalipse: Introdução e Capítulos 1 a 3.

Apocalipse – Introdução.
 
Antes de começar a reflexão bíblica de hoje, vale a pena informar que eu não sou nenhum expert sobre Bíblia. O que coloco aqui são minhas percepções do que leio, pois estudo e reflito sozinho sobre os temas bíblicos. Se você, internauta, ter alguma opinião diferente sobre o que coloco aqui, por favor, sinta-se a vontade de fazer suas colocações nos comentários abaixo das postagens, mas sem ofensas, pois compartilho para conhecimentos de interessados no assunto e não para ofender ninguém e nem a nenhuma religião. Vale lembrar que sou multiculturalista e tenho uma mente muito aberta para conhecer religiões.
----------------------------
Nos últimos anos, tem-se falado muito no Apocalipse. Até as mídias televisivas fizeram uma novela e uma minissérie com o tema. O que é Apocalipse? O que você pensa quando falam desse nome?
Apocalipse quer dizer Revelação. Algumas igrejas protestantes utilizam essa nomenclatura em suas Bíblias: Livro da Revelação.
Abreviatura: Ap. Possui 22 capítulos.
É um livro revelador, que conta como será o fim do mundo, ou seja, a segunda vinda de Jesus. Traz tudo o que vai acontecer quando for à hora certa, por isso, é um livro misterioso, de difícil compreensão. Temos que ter muito cuidado ao refletir este livro para não fazermos interpretações equivocadas.  Traz símbolos, imagens, figuras e números misteriosos.
Esse livro foi escrito por João, por isso, Apocalipse de São João, como traz na Bíblia Católica. Foi escrito por volta do ano 92 d.C.
 
No capítulo 1 traz um prólogo. João tem a primeira visão. E é a partir disso que vai decorrer o restante da escrita desse livro. Um espírito pede para João escrever tudo o que ver e enviar para as 7 igrejas:  ÉFESO, ESMIRNA, PÉRGAMO, TIATIRA, SARDES, FILADÉLFIA e LAODICEIA, que são as sete igrejas localizadas na Ásia, próximas ao Mar Mediterrâneo (onde hoje é a Turquia). Essas sete igrejas representam toda a igreja.
Nos capítulos 2 e 3 João é orientado o que escrever para cada igreja. É uma forma de corrigir as igrejas. Umas foram elogiadas, outras criticadas e outras as duas coisas.
Destaco a seguinte frase:
“Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz ás sete igrejas.” Você ouve os Evangelhos?
Algumas informações são importantes se saber nessa parte:
ALFA – primeira letra do alfabeto grego;

ÔMEGA – última letra do alfabeto grego;
Por isso a fala: “Eu sou o alfa e o ômega, o princípio e o fim.” Significa que Jesus foi o início e será o fim da história.
Os símbolos usados no Apocalipse nos permite expressar realidades profundas da vida. Assim com o usamos o coração para representar o amor, a cor branca e o pombo para simbolizar a paz, a cor verde para representar a esperança, etc, no Apocalipse também se usam símbolos para diversas representatividades e significados e muitos destes símbolos vem do Antigo Testamento da Bíblia, como, por exemplo, o arco-íris, as pragas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário