Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Sexta-Feira Santa como você nunca tinha visto.

Hoje lembramos a Morte de Jesus através da Sexta-Feira da Paixão, também chamada de Sexta-Feira Santa. Nesse dia por volta das 15 horas Jesus morria por volta do ano 30. 
Mas, devido a pandemia do coronavírus, mudou este ano, a maneira de celebrar esse dia. As celebrações foram feitas online por diversas paróquias do Brasil e do mundo. O Papa celebrou a Via Crucis (Via Sacra) somente com ele, alguns médicos e enfermeiros. Praça São Pedro, no Vaticano, totalmente vazia. Diversas igrejas pelo Brasil, como a Basílica de Aparecida / SP e pelo mundo afora, como as igrejas de Roma, na Itália, vazias. 
Muitos fiéis assistiram as celebrações pelos meios de comunicação. 
Em Caxias do Sul / RS, fiéis acompanharam a celebração dentro dos seus carros num estacionamento. 
Na Basílica de Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba paulista, pela primeira vez foi realizada a celebração sem fiéis. A Via Sacra do Morro do Cruzeiro e a Procissão do Senhor Morto não foram realizadas. 

Mas, o que não mudou foi a fé do povo. O povo demonstrou silêncio e adoração a cruz na frente das tvs e dos computadores para lembrar que Jesus morreu por amor a nós. 
A Sexta-Feira Santa é o segundo dia do Tríduo Pascal que começa na Quinta-Feira Santa com o Lava-pés e a última ceia e termina com o Sábado Santo (também chamado de Sábado de Aleluia).

As leituras do dia para meditação e reflexão foram:
Primeira Leitura: Isaías 52, 13-15 e 53, 1-12;
Segunda Leitura: Hebreus 4, 14-16 e 5, 7-9;
Evangelho: João 18,1 - 19,42.

Nenhum comentário:

Postar um comentário