Pesquisar este blog

domingo, 14 de junho de 2020

Reflexões Bíblicas por Thiago de Morais - Dt 14.

Nós somos filhos do mesmo Pai, por isso somos irmãos em Cristo. Se nós somos irmãos, devemos sempre querer o bem deles. Como fazer o bem? Como praticar o bem? Existem várias formas para isso. Vou citar algumas: 
 - doar alimentos e/ou roupas a quem precisa;
 - tirar seu irmão da droga;
 - fazer com que ele/ela faça sempre o certo, não critique, apenas ajude. Críticas já tem muitos fazendo e quem precisa ser ajudado, não necessita de mais críticas, precisa de ajuda, de uma palavra amiga;
 - se baseia na história dos santos, que sempre faziam o bem;
 - partilhe sempre;
Você que pratica o bem, valoriza e defende a vida. 
Seguindo o texto, fala dos animais puros e impuros e do dízimo. 
A questão do dízimo varia de igreja para igreja. No catolicismo, por exemplo, você não é obrigado a dar o dízimo. Você contribui com o valor que você achar, o que seu coração mandar. Já, algumas religiões protestantes, o fiel é obrigado a doar 10% de tudo que é conseguido. O dízimo serve para a manutenção dos templos das diversas religiões. No catolicismo, em especial, serve para as atividades e movimentos da igreja. O fiel também pode contribuir com as ofertas e outras doações espontâneas. 
No Brasil, há várias associações, instituições que pedem contribuições aos fiéis para várias coisas. Vou citar algumas: LBV (Legião da Boa Vontade), Santuário Nacional de Aparecida (Campanha dos Devotos), Associação Cultural Nossa Senhora de Fátima (Arautos do Evangelho), Associação Filhos do Pai Eterno, entre outras. As contribuições espontâneas e as ofertas não são consideradas dízimo. 
Há pessoas que preferem, em vez de doar o dízimo, de fazer algo por si só, como montar uma cesta básica, comprar algo para festividades, etc.
No catolicismo, existem também as pastorais, irmandades, grupos religiosos, na qual os frequentadores contribuem com uma quantia anual ou mensal para que esses grupos possam se manter e desenvolver suas atividades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário