Pesquisar este blog

domingo, 27 de setembro de 2020

Reflexões Bíblicas - Pentateuco (Revisão 6).

Durante a peregrinação pelo deserto até a construção do templo, o Senhor habitava no tabernáculo, Sua morada santa. Nos sacrifícios e cerimoniais que se faziam ali, Israel não apenas experimentou o perdão e a purificação de seus pecados, bem como sentiu a suave e gloriosa presença de Deus. 

Os objetos utilizados para o culto da adoração eram considerados santos, o que demonstra o cuidado de Deus com cada detalhe referente a santificação de seu povo. Os objetos eram: o incenso sagrado, as vestes dos sacerdotes, os pães da mesa da propiciação, o incensário dos levitas, o óleo derramado sobre a cabeça do sumo sacerdote e o tabernáculo e todos os seus móveis e utensílios. 

Sistema cultual do Antigo Testamento:

Ofertas de adoração => Ofertas de restauração => Oferta redentora => Ofertas cerimoniais de purificação => ofertas de adoração ...

Os sacerdotes serviam como ministros no culto que era prestado ao único e verdadeiro Deus. Em razão disso, evitavam qualquer tipo de impureza.

Os que se aproximam de Deus devem ser santos na sua prática de vida, pelas seguintes atitudes: consagração pessoal (confissão dos pecados e pedido de perdão a Deus), sinceridade de coração (transparência nas intenções e atos), atitude de fé e consciência pura.

Em Êxodo 39 traz sobre os trajes sacerdotais. 

Deus não aceitará nossa adoração se não lhe apresentarmos um coração arrependido, submisso, puro e santo. 

(Resumo do livrinho Lições da Palavra de Deus - o Pentateuco - páginas 56 a 58).

EXERCÍCIOS

1) Por que o sistema sacrificial do Antigo Testamento não é mais válido em nossos dias?

2) Qual é o grande compromisso daquele que se propõe a cultuar a Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário