Pesquisar este blog

domingo, 3 de janeiro de 2021

Epifania do Senhor.

A epifania do Senhor é a celebração na qual lembramos dos Reis Magos. Magos significa sábio. Os Reis Magos (Baltazar, Belchior e Gaspar, segundo a história, pois a Bíblia não menciona esses nomes) foram os que seguiram uma estrela e levaram ouro, incenso e mirra para Jesus, no momento de seu nascimento. No Brasil, a festa foi transferida para hoje, 03 de janeiro, pois é o domingo mais próximo, e no próximo domingo celebramos o Batismo do Senhor. Mas o dia dos Santos Reis Magos é o dia 06 de janeiro.

A Bíblia não menciona o significado dos presentes dados a Jesus pelos Reis Magos. Mas uma tradição antiga dizia que esses presentes representavam o reconhecimento da realeza, da divindade e da humanidade.

O que a Bíblia menciona em várias passagens é que o ouro foi utilizado nas obras do Tabernáculo e na construção do Templo e que, também, era usado como forma de idolatria - os reis eram cercados de ouro. O incenso era uma forma de conexão a Deus. E a mirra é citada como algo medicinal, cosmético e utilizado como óleo sagrado da unção. 

Mas, não se sabe, se os Reis Magos sabiam desses significados. 

Duas coisas representam a luz: a estrela (que guia os reis magos) e o próprio Jesus. Ele que é a luz do mundo e o nosso rei. Só que Jesus não é o rei que tinha pedras preciosas, vida de luxo, era um rei pobre que vinha de família pobre, nos mostrando sua humildade. 

Essa celebração nos ensina que devemos ser luz na vida das pessoas e que devemos ser humildes. 

Está vindo a tona, a história de que um quarto rei mago também teria seguido a estrela guia para encontrar o Menino Jesus. Esse rei mago se chamava Artaban, vendeu tudo o que tinha e comprou uma safira, um rubi e uma pérola para oferecer a Jesus. Marcaram o encontro com os outros reis magos, mas não conseguiu chegar a tempo devido a várias coisas que tinha acontecido no caminho até esse encontro e os reis não puderam esperar e deixaram um recado num pergaminho pedindo para que ele fosse pelo deserto. Uma dessas situações que aconteceram antes de tentar se encontrar com os outros reis magos foi que um homem estava caído na estrada quase morto e levou para um local. Para cuidar desse rapaz, vendeu a safira. Artaban chega em Belém, mas não consegue ver o Menino Jesus. Uma outra situação acontece em Belém, pois o rei Herodes (rei local) mandou matar todas as crianças recém nascidas e Artaban viu que uma mãe estava desesperada por conta disso e aí ele ficou na porta e a mulher foi para o canto mais escuro de sua casa. Um soldado foi a casa dessa mulher e Artaban ficou na frente da porta e disse que não havia criança alguma ali e que estava sozinho, impedindo que o soldado entrasse e deu o rubi para o capitão desse soldado para que fossem embora. Artaban seguiu procurando Jesus e foi parar em locais onde a fome era predominante. Esse quarto rei só conseguiu achar Jesus 33 anos depois, quando Jesus estava para ser crucificado, antes salvou uma jovem com a última de suas pedras preciosas. Segundo a história, Artaban conseguiu falar com Jesus se desculpando por não ter achado antes e por ter lhe servido. Mas Jesus diz que quando fizestes a um destes meus irmãos a mim fizeste, ou seja, tudo que Artaban havia feito para salvar aquelas pessoas, já foi o suficiente para Jesus.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário