Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Rio de Janeiro celebrará 90 anos de proclamação de N. S. Aparecida como Padroeira do Brasil.

 


Hoje, 31/05/2021, vamos recordar o dia da proclamação de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil. 

A Arquidiocese do RJ, com o Santuário de Aparecida, reviverá os momentos acontecidos 90 anos atrás. 

Noventa anos atrás, a imagem original foi trazida de trem pelo arcebispo de SP, junto a uma comitiva. Foi preparado um vagão-capela para sua vinda. Ao chegar no Rio foi recebida pelo então cardeal do Rio, Dom Sebastião Leme, e conduzida de carro até a antiga catedral. Mais de 1 milhão de pessoas acompanharam o trajeto no RJ.

Este ano, a imagem (fac-símile) chegará de carro com o Arcebispo de Aparecida, reitor do santuário e comitiva de redentoristas até a Central do Brasil. Ali será recebido pelo Arcebispo do RJ. Farão uma oração na capela dedicada a Nossa Senhora, dentro da Central do Brasil. Depois seguirão até a Praça XV de VLT.

Chegando a Praça XV, farão um percurso a pé até a antiga Catedral do Rio, e lá rezarão o Te Deum. 

Após o Te Deum , a imagem e comitiva, seguirão em uma carreata pelo centro do Rio até a Igreja onde ocorreu a proclamação (Igreja de São Francisco de Paula). 

Ás 18h terá a Missa Solene, presidida por Dom Orani e concelebrada por Dom Orlando, bispos auxiliares e bispos convidados do Regional Leste 1. 

Ás 19h30min teremos o “Concerto da Padroeira”. A ASMB (Ação Social pela Música no Brasil), composta por jovens das comunidades carentes do Rio de Janeiro, junto a cantora Elba Ramalho, farão um concerto em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. 

Convidamos a você à acompanhar toda está Programação pela TV Aparecida, WebTV Redentor ou Rádio Catedral.

Participe você também desta grande homenagem a nossa Padroeira.

--------------------------

“No dia 16 de julho de 1930, o Papa PIO XI assinou o decreto pontifício que declarou e proclamou Nossa Senhora da Conceição Aparecida Padroeira da Nação Brasileira.

Disse no decreto : "Por motu proprio e por conhecimento certo e madura reflexão Nossa, na plenitude do Nosso poder apostólico, pelo teor das presentes letras, constituímos e declaramos a Beatíssima Virgem Maria concebida sem mancha, sob o título de Aparecida Padroeira principal de todo o Brasil diante de Deus. 

Concedemos isto para promover o bem espiritual dos fieis no Brasil e para aumentar cada vez mais a sua devoção à Imaculada Mãe de Deus"

O decreto pontifício causou grande júbilo em todo o país. Na Basílica realizou-se a consagração solene a Nossa Senhora Aparecida, e em muitíssimas igrejas fez-se com grande fervor a mesma solenidade. 

Entretanto o Cardeal Arcebispo do Rio, D. Sebastião Leme, quis realizar na própria Capital Federal a proclamação solene do Padroado e a consagração do Brasil a Nossa Senhora da Conceição Aparecida. 

Para este fim promoveu a ida ao Rio, em trem especial, da Imagem milagrosa. O dia escolhido foi domingo, 31 de maio de 1931.

No dia 30 de maio de 1931, portanto ao anoitecer, saiu a imagem de sua Basílica, acompanhado dos Cônegos do Cabido de São Paulo, de muitos sacerdotes e de comissões de São Paulo e Aparecida. Todo o povo acompanhou a Imagem até a estação.

Ali já estava esperando um trem de luxo, composto de um carro-capela e de três outros para passageiros.

As 20h30min partiu o comboio. Todo o trajeto foi uma manifestação contínua de amor e devoção a Nossa Senhora Aparecida. Em todas as cidades esperavam os sacerdotes e o povo, com velas acesas, rojões e banda de músicas.

Só às 7h30min entrou na estação de Dom Pedro II.  A chegada e permanência no Rio foi um triunfo tal que o Brasil nunca presenciou outro semelhante. A aglomeração do povo na estação, na praça e nas ruas foi tão grande que o carro com a Imagem só às 9h atingiu a Igreja de São Francisco de Paula. Ali o Senhor Arcebispo de São Paulo celebrou a santa Missa. Em seguida a Imagem foi levada à catedral.

Às 14h saiu a solene procissão, mas era tão grande a multidão que a acompanhava ou assistia a sua passagem que só às 17h30min chegou à Esplanada do Castelo, no centro do Rio. Nessa praça gigantesca apertava-se compacta massa de cerca de um milhão de pessoas que com o Cardeal  Arcebispo , o Presidente da República, altas patentes do Exército e da Marinhas, sumidades científicas, aclamaram Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil e a ela se consagraram.” (Fonte: Aparecida de Antanho e de Hoje).

Nenhum comentário:

Postar um comentário