Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Confira como foi a Semana Santa em Angra dos Reis / RJ.

A Segunda-feira Santa, que aconteceu no dia 03 de abril de 2023, houve o Ofício das Trevas, seguida da procissão do Depósito com a imagem do Senhor dos Passos acompanhada pela Ordem Terceira do Carmo, Fraternidade Santa Dulce dos Pobres e Irmandade São Benedito. O Apostolado da Oração e a Ordem Franciscana Secular receberam a procissão na Avenida Raul Pompeia até a Praça da Matriz, no Centro. 

Na Terça-feira Santa, dia 04 de abril, ao meio-dia aconteceu a Missa na Igreja Matriz, no Centro. Ás 18h30min, aconteceu a Procissão do Encontro com a imagem do Senhor dos Passos que saiu da Igreja Matriz conduzida pela Irmandade São Benedito, Apostolado da Oração, Ordem Franciscana e Fraternidade Santa Dulce dos Pobres. A imagem de Nossa Senhora das Dores saiu da igreja da Ordem Terceira do Carmo, na qual foi conduzida até a Praça da Matriz, onde foi pronunciado o Sermão do Encontro. Depois, as imagens foram para a igreja da Ordem Terceira do Carmo. 

Na Quarta-feira Santa, houve a Missa dos Santos Óleos, na Catedral em Itaguaí, sede da Diocese, na qual Angra dos Reis faz parte da diocese. 

Na Quinta-feira Santa, teve-se início o Tríduo Pascal e ás 19h na Igreja do Carmo, no Centro, houve a Missa da Ceia do Senhor com o rito do lava pés, na qual na Primeira Leitura foi refletida sobre o Livro do Êxodo 12, 1-8 e de 11-14. Salmo responsorial número 115. Segunda leitura: Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios capítulo 11, 23-26. Evangelho: João 13, 1-15. No final da missa houve transladação do Santíssimo Sacramento com vigília.

Na Sexta-feira da Paixão do Senhot, ás 15h, houve a Missa na Igreja do Carmo. Missa na qual lembramos a entrega de Jesus pelo silêncio. Teve como Primeira Leitura, o livro do Profeta Isaías capítulo 52,13 a 53,12. Salmo Responsorial número 30. Segunda Leitura: Carta aos Hebreus capítulo 4, 14-16; 5, 7-9. Evangelho João 18,1 a 19,42. Logo após, houve a homilia e a Oração Universal pela Igreja, pelo Papa, por todas as Ordens e Categorias dos fiéis, pelos catecúmenos, pela unidade dos cristãos, pelos judeus, pelos que não creem em Cristo, pelos que não creem em Deus, pelos poderes públicos, por todos que sofrem provações. Em seguida, houve a Adoração da Cruz e o momento da comunhão. Houve também momento da descida da cruz, do velório e Oração pessoal. Após, houve a celebração dos sete passos de Maria, seguida de procissão do Senhor Morto percorrendo as ruas do Centro da cidade, com o canto da Verônica.




No Sábado Santo aconteceu uma das celebrações mais longas da igreja. Houve a Celebração da Vigília Pascal, na Igreja do Carmo, no Centro, com bênção do fogo e do Círio Pascal, da água e renovação das promessas batismais. A liturgia dessa missa foi composta de oito leituras e sete salmos, além do Evangelho, que foi de Mateus capítulo 28, 1-10. 

No Domingo de Páscoa, houveram três missas. Momento na qual Cristo ressuscitou!!! A primeira missa do dia, ás 07h aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro. Logo após, teve café comunitário. As doutras duas missas foram ás 17h e ás 19h na Igreja do Carmo, no Centro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário