Pesquisar este blog

domingo, 21 de maio de 2023

Mudanças na Igreja Católica do Brasil.

Neste ano de 2023 está havendo diversas mudanças na Igreja Católica do Brasil. Mudanças estão ocorrendo a nível paroquial, diocesano e nacional. 

NÍVEL PAROQUIAL:

Na paróquia Nossa Senhora da Conceição, no município de Angra dos Reis / RJ, houveram as seguintes mudanças:

 - Frei Marcelo de Jesus, que era pároco, foi para Mogi das Cruzes, no Estado de São Paulo, onde está sendo o Mestre dos Noviços. Quem o substituiu foi o frei carmelita, João Paulo, que estava em Palmas, no Estado do Tocantins. João Paulo é baiano, da terra de Santa Dulce.

 - O então primeiro vigário Frei Petrônio de Miranda foi transferido para Vila Cosmos, Vicente de Carvalho, no Rio de Janeiro, onde é Delegado Provincial da Ordem Terceira do Carmo.

 - Frei José Aparecido, continuou na paróquia, agora como primeiro vigário (antes era segundo vigário). 

 - O segundo vigário será o Frei William, que tem previsão de chegada em Angra dos Reis no mês de julho deste ano, pois está em Roma. 

Essas decisões foram feitas numa reunião chamada Capítulo Provincial, que aconteceu em Jundiaí / SP, entre os dias 23 e 27 de janeiro de 2023. O capítulo é um encontro dos freis carmelitas para avaliação, reflexões. 

NÍVEL DIOCESANO:

O bispo Dom José Ubiratam, até então bispo da Diocese de Itaguaí / RJ, foi substituído por Dom Paulo Celso. O novo bispo foi nomeado pelo Papa Francisco. Dom Ubiratam passa a ser bispo emérito. A substituição foi porque D. Ubiratam  completou 75 anos de idade. 

NÍVEL NACIONAL:

Um novo presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) foi nomeado. Dom Jaime Spengler foi eleito para o quadriênio 2023-2027, no dia 24 de abril de 2023, durante a 60º Assembleia da CNBB, que aconteceu no município de Aparecida / SP. Ele é o 14º presidente da CNBB.  

Não só as nomeações estão fazendo parte das mudanças na Igreja Católica. Mudanças relacionados aos ritos também mudaram e as igrejas católicas do Brasil terão que se adaptar a essas mudanças até o primeiro domingo do advento, que ocorrerá no final de novembro deste ano. O Missal também foi mudado. As mudanças estão sendo divulgadas aos poucos nas paróquias de todo o Brasil. 

Confira algumas dessas mudanças:

* Procissão de entrada: Assim que o presidente da celebração se encurvar no altar, acaba a música da entrada. A cruz levada, deve ficar ao lado do altar virada para a mesma e não mais na frente, pois devemos reverenciar o altar e não a cruz.

* Comunhão: Assim que a última pessoa receber a comunhão, deve parar a música de comunhão, imediatamente.

* Toda pessoa que passa em frente ao altar deve se encurvar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário