A sigla do livro do Êxodo é Ex.
A OPRESSÃO: PROJETO DE MORTE.
PARA ENTENDER A REFLEXÃO A SEGUIR, VOCÊ DEVE LER A LEITURA DE ÊXODO NOS CAPÍTULOS 1 E 2.
Lendo Êxodo capítulo 1, versículos de 1 a 7 (Ex 1, 1-7) observamos que com a morte de José e seus irmãos, termina a história de uma família e começa a história de um povo, conforme a promessa descrita em Gênesis 46,3.
Com medo de que o povo explorado tome consciência da própria situação e se revolte, o poder político lança mão de trabalhos forçados e de pressão psicológica; assim o povo não tem condições e meios de se organizar e se libertar. Temendo a revolta, a autoridade política recorre ao controle da natalidade, a fim de evitar o crescimento de um problema incontrolável para a classe dominante. No entanto, a vida é mais forte que todas as armas do opressor: as parteiras tementes a Deus, fonte de vida, respeitam a vida que nasce. (Ex 1, 8-22).
A vida está presente até dentro da casa do opressor: a compaixão a filha do Faraó, aliadaa coragem da mãe hebreia, preservam a vida daquele que seráo o lider da libertação. (Ex 2, 1-10)
Embora educado em meio a classe dominante, Moisés sai e vê a situação de seus irmãos. Esse ver o leva a solidariedade, ao gesto de defender um irmão. Imediatamente, a classe dominante se torna hostil, e Moisés tem de fugir. A solidariedade se manifesta novamente para com as filhas de Raquel. Madiã, uma região de deserto, mais tarde vai se tornar o lugar da liberdade e da vida na intimidade com Deus, enquanto o fértil Egito já se tornou lugar de escravidão e morte. O povo começa a tomar consciência de que são escravos e se exprimem sua insatisfação (Ex 2, 11-25)
UM POUCO DE HISTÓRIA GERAL:
Na História Antiga aprendemos que as civilizações antigas surgiram nas margens de rios, pois nas margens tinham terras férteis. O Egito surgiu nas margens do Rio Nilo.
O rei do Egito era chamado de Faraó. Toda vez que você ler na Bíblia a palavra Faraó, significa rei do Egito.
BIBLIOGRAFIA: Bíblia Sagrada
Nenhum comentário:
Postar um comentário