Pesquisar este blog

domingo, 14 de abril de 2013

AS MUITAS CARAS DA JUVENTUDE

Por Pe. Márcio Fabri dos Anjos, C.Ss.R
 
O DESAFIO MORAL DE SER JOVEM COMEÇA COM O CONHECIMENTO DE SI MESMO E DO SEU AMBIENTE.
 
A JUVENTUDE TEM MUITAS CARAS PORQUE, NO FUNDO, TODO MUNDO GOSTA DE SER JOVEM. E QUANDO CHEGA LÁ, NÃO DÁ MAIS VONTADE DE PARAR. MAS NÃO É QUESTÃO DE QUERER. HÁ TAMBÉM COMPONENTES REAIS QUE NÃO SE PODEM NEGAR. SER JOVEM TEM UM LADO FÍSICO, QUE É PASSAGEIRO, SEMPRE VENCIDO PELO DNA, AQUELA BRINCADEIRA DE DATA DE NASCIMENTO ANTIGA. MAS, CAINDO NA REAL, A GENTE SE CUIDA DE TODO JEITO, E, SEJA COMO FOR, PERSISTE A MEMÓRIA DOS BONS TEMPOS.
 
O LADO PSÍQUICO É FUNDAMENTAL PARA O SER JOVEM. POR ISTO, AS TEORIAS TÊM DIFICULDADE EM FIXAR A IDADE DA JUVENTUDE. É CERTO QUE FISICAMENTE MUDAMOS, E DEPOIS DOS 30 UM ORGANISMO PODE SER VIGOROSO, MAS JÁ NÃO É MAIS JOVEM. EM NOSSA MENTE, PORÉM, ELABORAMOS AO QUE SE PASSA AO NOSSO REDOR. POR ISTO, JUNTO COM OS TRAÇOS DE VITALIDADE E IMPULSIVA CRIATIVIDADE, TÃO CARACTERÍSTICOS NA IDADE JUVENIL, APARECEM TAMBÉM OUTRAS FEIÇÕES MOLDADAS POR DIFERENTES EXPERIÊNCIAS DE VIDA.
 
OS ESPECIALISTAS APONTAM HOJE PARA O INFLUXO DO MOMENTO CULTURAL EM QUE VIVEMOS. OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS, A ACENTUAÇÃO DA SUBJETIVIDADE, O PLURALISMO, A FACILIDADE PARA O CONSUMO E O BEM-ESTAR VÃO DIFERENCIANDO OS ROSTOS DOS JOVENS DOS NOVOS TEMPOS. ÁS VEZES CONFUNDIMOS O SER JOVEM COM ALGUMAS MARCAS COMO USO DE TECNOLOGIAS, ESPECIALMENTE O CELULAR E A INTERNET. DE REPENTE ATÉ SE PENSARIA QUE O JOVEM HOJE SE REDUZ AO CONSUMISTA QUE NÃO QUER NADA COM A VIDA, A NÃO SER USUFRUIR DELA SEM MAIS COMPROMISSO.
 
O CENSO DO IBGE DE 2010 MOSTRA OUTROS DADOS IMPORTANTES. REVELA QUE, NO BRASIL, ENTRE A FAIXA DE 10 A 17 ANOS, 44,4% DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES TEM ALGUM TIPO DE OCUPAÇÃO NO PAÍS, SENDO 39,3% ATUANDO NAS CIDADES.(...) ESTE É UM ALERTA IMPORTANTE. A CONSCIÊNCIA MORAL DO SER JOVEM PRECISA OLHAR BEM AO SEU REDOR, PARA SE COMPREENDER MELHOR E BUSCAR CAMINHOS DE LIBERDADE COM FUNDAMENTOS DE DIGNIDADE.
 
FONTE: Revista de Aparecida - março de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário