Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de abril de 2013

HOMILIA DE PÁSCOA DE FREI DONIZETTI MELO

ONTEM, 31 DE MARÇO DE 2013, FOI REALIZADO AS MISSAS DE PÁSCOA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, EM ANGRA DOS REIS / RJ. CONFIRA A HOMILIA FEITA PELO FREI DONIZETTI MELO NA MISSA DAS 20 HORAS NA IGREJA DO CARMO, NO CENTRO DE ANGRA.
 
A LEITURA FOI O EVANGELHO DE JOÃO 20, 1-9.
 
A tradição de ir ao túmulo visitar seus entes queridos no primeiro dia da semana (domingo) vem dos judeus. Algumas famílias trazem essa tradição até os dias de hoje.
 
Como diz a leitura: "1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido tirada do túmulo. 2 Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram."
 
Mas vai uma pergunta para a meditação da leitura da Sagrada Escritura: Se Maria Madalena não entrou no túmulo, como ela sabia que o Senhor foi retirado do local?
Cremos que ela se lembrou do que Jesus o havia falado.
As mulheres foram as primeiras a verem a Ressurreição de Jesus.
 
Continuando a leitura: "3 Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4 Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5 Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou.
6 Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7 e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto om as faixas, mas enrolado num lugar a parte.
8 Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou."
 
Fica aí uma pergunta: Por que o outro discípulo esperou Pedro para entrar no túmulo?
 
"9 De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos."
 
Quando a leitura diz que eles não tinham compreendido a Escritura, foi que Jesus havia informado na Última Ceia que Ele ressuscitaria no terceiro dia (que, no caso, na Páscoa).
 
---------
 
DEIXE AQUI TAMBÉM SUA REFLEXÃO. CLIQUE NOS COMENTÁRIOS ABAIXO DESTA POSTAGEM E ESCREVA SUA REFLEXÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário