NOS DIAS 26 E 27 DE AGOSTO DE 2013 FOI REALIZADO NO CONVENTO DO CARMO, NO CENTRO DE ANGRA DOS REIS, UM CURSO COM A IRMÃ MERCEDES LOPES, AUTORA DE DIVERSOS LIVROS DE CÍRCULOS BÍBLICOS JUNTO COM O FREI CARLOS MESTERS E OUTROS. O TEMA FOI SOBRE O MÊS DA BÍBLIA QUE ESTÁ RETRATANDO SOBRE O EVANGELHO DE LUCAS.
CONFIRA NA ÍNTEGRA O CONTEÚDO DO 1º DIA DO ENCONTRO.
MÊS DA BÍBLIA 2013
TEMA: DISCÍPULOS E
MISSIONÁRIOS SEGUNDO O EVANGELHO DE LUCAS.
LEMA: ALEGRAI-VOS COMIGO,
ENCONTREI O QUE HAVIA PERDIDO (Lc 15)
1º ENCONTRO
Alegrai-vos comigo,
encontrei o que havia perdido significa que Deus é tão misericordioso, que vive
procurando quem se perdeu.
A leitura orante (ou
lécio-divina) do Evangelho de Lucas nos ajuda a acolher a visita de Deus.
LEITURA:
Lc 1, 68.78 -> FORÇA DE
SALVAÇÃO = JESUS
Lc 7,16 -> JESUS DE
NAZARÉ É VISITA DE DEUS.
Lc 19, 41-44 -> Fala da guerra nos anos 70
d.C. Tito destrói o templo de Jerusalém. A cidade não conseguiu compreender o
caminho da paz.
è Em nossa época, como e através de que pessoa e
acontecimentos recebemos a visita de Deus?
Visita do Papa Francisco.
Visão geral do Evangelho
de Lucas.
1) QUEM ERA LUCAS?
Era
companheiro de viagem de Paulo (Cl 4,14). Conhecia de perto as buscas e os
conflitos das comunidades helenistas!
(Filemo
1,14 – saudação).
Onde
estavam situadas as comunidades?
(Mapa:
As viagens de Paulo).
O
Evangelho de Lucas foi escrito depois da morte de Paulo.
2) QUANDO LUCAS ESCREVEU?
Em
torno do ano 85 d.C., para as comunidades helenistas.
LEITURA:
Lc 1,1-4 E At 1,1.
O
QUE CHAMA A ATENÇÃO NESTES DOIS TEXTOS?
- Os dois
textos são escritos pelo mesmo autor. Lucas escreve seu Evangelho e o Atos dos
Apóstolos. O Atos dos Apóstolos é uma continuidade do Evangelho de Lucas.
-
Nos dois textos aparecem o nome Teófilo. Qual é a dúvida? Quem é Teófilo?
-
Na época em que foram escrito os textos já existia Ministro da Palavra.
-
Nessa época não existia os Evangelhos de Mateus e João. Lucas só tinha alguns
documentos (Evangelhos de sentença) e o Evangelho de Marcos.
SINÓTICO
= COMPARAÇÃO (Evangelhos de Marcos, Lucas e Mateus). O Ev. De João não, pois é
escrito de forma diferente.
3)
PARA QUEM LUCAS
ESCREVE?
Lucas dedica os dois volumes de sua obra a um amigo,
chamado Teófilo.
Alguns acham que Teófilo foi uma pessoa de destaque da
sociedade.
Nem no Evangelho de Lucas e nem no Atos dos Apóstolos,
transparece uma preferência de Lucas pelo pessoal de destaque na sociedade
daquele tempo.
Pelo contrário! Mais do que os outros evangelistas,
ele acentua a preferência de Jesus pelos pobres e excluídos.
O nome Teófilo significa pessoa que “ama a Deus” ou “é
amada por Deus”. Lucas se refere aos cristãos convertidos do paganismo, os “tementes
a Deus” ou “adoradores de Deus”.
A partir dos anos 70, este grupo era cada vez mais
numeroso nas comunidades cristãs das grandes cidades do Império Romano. E para
eles que Lucas escreve, para que possam como ele mesmo diz, verificar a solidez
dos ensinamentos recebidos. (Lc 1,4).
- Somente no Evangelho de Lucas traz
a parábola de Lázaro.
- A solidez dos ensinamentos vem de Jesus.
4) QUAL ERA O PROBLEMA QUE LEVOU LUCAS A ESCREVER O SEU
EVANGELHO?
Havia muitos problemas. Mas eram, sobretudo, dois os
problemas que levaram Lucas a recolher e a organizar, de maneira didática e
sistemática, o material que as comunidades conservaram e transmitiam a respeito
de Jesus.
a)
Problemas ligados
a abertura para os pagãos
Esta abertura tinha sido iniciada por Paulo e foi aprovada
por Pedro (At 10,44-48 / 11,15-17) e confirmada pelo Concílio de Jerusalém (At
15, 7-29). Mas havia muita resistência por parte dos judeus que participavam
das comunidades.
Depois da destruição de Jerusalém no ano 70, houve um
distanciamento entre os cristãos vindos do judaísmo e os cristãos vindo do
paganismo. Os do judaísmo achavam que os outros não eram fiéis ao Antigo
Testamento e que a abertura para os pagãos iniciada por Paulo, não vinha de
Jesus.
Delicadamente, Lucas dá o seu recado.
Querido Teófilo! A abertura para os pagãos foi
iniciada por Jesus. Escrevo para que vocês mesmos possam verificar a solidez do
ensinamento que receberam.
b)
Tensão entre
ricos e pobres, dentro das comunidades vindas do paganismo
O Império Romano gerava o empobrecimento através dos
tributos e do sistema escravagista. Havia pessoas muito ricas e uma imensa
multidão de pobres.
Nas comunidades cristãs, os pobres começaram a ser
desprezados pelos ricos (1 Cor 11,20-21).
O mesmo conflito social que marcava o Império Romano
tinha entrada para dentro das comunidades e nelas era causa de muitos conflitos
e confusão (Tg 2,1-7). Lucas queria ajudar as comunidades vindas do paganismo a
perceber que é impossível uma pessoa manter a ideologia escravagista do império
e, ao mesmo tempo, continuar a ser cristã.
Jesus valoriza a oferta da viúva pobre: Lc 21, 1-4.
Ele mesmo nasceu pobre, em um curral. (Lc 2,1-7)
Os que receberam primeiro o anúncio do seu nascimento
foram os pobres pastores (2, 8-20)
Jesus orante: Este é um tema muito importante no
Evangelho de Lucas.
O jeito novo de Jesus se relacionar com
as pessoas e a força da sua profecia tem origem na relação de intimidade que
ele mantém com seu Abbá (pai). A expressão Abbá brota do mais profundo do ser de
Jesus. Lembra a relação de carinho e de confiança da criança, com seus pais.
Mostra que Jesus experimenta Deus como alguém muito próximo, bom, compassivo,
querido.
O Evangelho de Lucas apresenta muitas vezes Jesus em
atitude de oração.
LEITURA: Lc 3,21-22.
Lucas repete a afirmação de que Jesus se retirava para
lugares desertos a fim de rezar (5,16) ou que Jesus foi para a montanha a fim
de rezar (6,12 / 9,18 / 9,28-29).
O que esta atitude orante de Jesus nos ensina?
Lucas narra, também, que toda vez que Jesus precisava
tomar uma decisão importante, Ele se colocava em oração. Ele se retirou para
rezar antes de escolher os discípulos. (Lc 6, 12-16)
Ao perceber a necessidade de fazer uma avaliação sobre
o que o povo estava entendendo a respeito da sua ação e pregação, Jesus reza.
(9, 18-21)
Na hora da maior agonia no Getsêmani, ele reza. (22,
39-44)
E Jesus pede que façamos algo muito difícil, mas
fundamental para crescermos na intimidade com Ele: “rezem por aqueles que
caluniam vocês.” (6,28)
A oração foi a fonte de inspiração e força para Jesus.
Depois de longas caminhadas e dos encontros com as multidões excluídas do
sistema religioso do seu tempo, Jesus refaz as suas forças nas madrugadas, em
silêncio, junto ao seu Abbá. (Lc 11-1)
Para Jesus, a bondade do seu Abbá já está acontecendo
no mundo sob a forma de compaixão. Ele vê de perto a violência e a dor que
sofre o povo oprimido pelos romanos. Mas, não perde a esperança. Na sua
simplicidade e espontaneidade torna-se presença amorosa de Deus que dá alegria
e harmoniza os pequenos.
A
relação de Jesus com o Pai é como um grão de trigo semeado na terra, que fica
despercebido por um tempo, mas que se manifestará, em seguida, como espiga
granada e bonita.
Assim
é a bondade de Deus. Agora, está escondida debaixo da complexa realidade da
vida, porém, um dia acabará triunfando sobre o poder da morte.
É
através da oração que poderemos viver os 3 pontos da Homilia do Papa Francisco:
1
– CONSERVAR A ESPERANÇA;
2
– DEIXAR-NOS SURPREENDER POR DEUS;
3
– VIVER NA ALEGRIA.
LEITURA: (Lc 9, 28-36)
1) O que chama a sua atenção neste texto?
2) Ele tem alguma relação com as palavras do Papa
Francisco?
3) Quais as experiências que temos de transfiguração?
4) Como estas experiências nos fortalece nos momentos de dor?
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