Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de julho de 2015

16 DE JULHO - DIA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

POR PROFESSOR FELIPE AQUINO.

Hoje a Igreja celebra a Festa de NOSSA SENHORA DO CARMO!
Quando, no século XII, os muçulmanos conquistaram a Terra Santa, mataram e perseguiram os eremitas do Monte Carmelo. Os que fugiram para a Europa, elegeram S.Simão Stock, para seu Superior Geral.
Então, no dia 16 de julho de 1251, enquanto S.Simão rezava em seu Convento de Cambridge,na Inglaterra, fervorosa e insistentemente, para que Nossa Senhora lhe desse um sinal do seu maternal carinho para com a Ordem por Ela tanto amada, mas que até o momento estava sendo perseguida com violência. A Virgem Santíssima ouviu estas ardentes súplicas. Logo, Ela se apresenta a ele como o Escapulário na mão e lhe diz:
"Recebe, meu filho, este Escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este Escapulário será preservado do fogo eterno. É, pois, um sinal de salvação, uma defesa nos perigos e um penhor especial da minha proteção".
O Escapulário foi inicialmente uma vestimenta de trabalho dos monges beneditinos e se tornou o símbolo dos frades. Com o surgimento das Ordens Terceiras, ou seja, Ordens religiosas destinadas a leigos, agregadas a uma grande ordem monástica, apareceram grandes e pequenos escapulários como sinal de união àquele grupo religioso.
Através da devoção do Escapulário muitas graças têm sido obtidas: há muitos testemunhos em todo o mundo de pessoas salvas da morte, de doenças, de perigos; casas livres de incêndio e assaltos, etc., os benefícios espirituais, a santificação dos devotos, muitas conversões através dos tempos, mostram que Nossa Senhora se serve deste sacramental para ajudar e salvar as almas.
No entanto, é importante dizer que o Escapulário não pode ser usado como um objeto “mágico” ou como um “amuleto que dá sorte”, mas supõe sempre a disposição do católico em cooperar com os auxílios da graça de Deus, evitando o pecado e observando os Mandamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário