Pesquisar este blog

domingo, 4 de junho de 2017

A história de Nossa Senhora Aparecida (5).

A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, encontrada no rio Paraíba, mede 40 centímetros de altura e é de terracota, isto é, argila que, depois de modelada, é cozida em forno apropriado. 
A cor acanelada com que hoje é conhecida deve-se ao fato de ter sido exposta, durante anos, ao picumã* das chamas das velas e dos candeeiros**. 
Em 1978, após o atentado que a reduzira em quase duzentos fragmentos, foi encaminhada ao Professor Pietro Maria Bardi (na época diretor do Museu de São Paulo), que a examinou, juntamente com o Doutor João Marinho, colecionador de imagens brasileiras. 
Foi totalmente reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, na época, restauradora do Museu de Arte de São Paulo.
A partir de 8 de setembro de 1904, quando foi coroada, a imagem passou a usar, oficialmente, a coroa ofertada pela Princesa Isabel, em 1884, bem como o manto azul.

____________________
* PICUMÃ: fuligem,  matéria negra, pulverulenta e espessa, que a fumaça deposita nas chaminés e na superfície dos corpos expostos ao contato dela.

** CANDEEIRO: neste texto, significa lampião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário