Pesquisar este blog

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Jornada Bíblica: 1º encontro.

Até a postagem anterior foi dada uma introdução sobre a jornada bíblica e o livro do Êxodo.
Hoje vou postar o roteiro do primeiro encontro.
A introdução e os roteiros não são feitos pelo dono deste blog. São materiais divulgados pelo Santuário Nacional de Aparecida através do projeto Jornada Bíblica.
 
Vamos lá?
 
Tema: O Pentateuco ou Torá.
Introdução
Durante todo o ano de 2019, nós estudaremos a trajetória de Moisés e como foi o evento da libertação operada por Deus na história de Israel, o êxodo. Para que a nossa compreensão seja mais clara, vamos iniciar nossa trajetória com um estudo sobre o Pentateuco ou a Torá, onde se encontra a história de Moisés e da libertação de Israel da escravidão no Egito.
Oração
Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã. Leia o Salmo 119 (118),1-16 e destaque o que mais te chamou a atenção.
Texto de estudo
O que é a Torá ou Pentateuco?
Os cinco primeiros livros da Bíblia são conhecidos com o nome hebraico "Torá", que significa "lei" ou "ensinamento", ou com o nome grego "Pentateuco", que significa "cinco rolos". A Torá (Pentateuco) é composta pelos seguintes livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. O seu conteúdo básico consiste em narrativas e leis.
Por que eu preciso compreender um pouco sobre a Torá ou Pentateuco para entender Moisés e a libertação da escravidão no Egito?
Porque a história de Moisés e da libertação da escravidão do Egito estão presentes nos livros da Torá, mais especificamente em Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Assim, dos cinco livros desse conjunto, quatro são dedicados à narrativa da libertação dos israelitas. Além disso, a Torá consiste na base de toda a religião de Israel, o judaísmo. Jesus era judeu e observou os mandamentos desse conjunto de escritos.
 
Qual é o conteúdo da Torá?
A Torá começa na criação do universo (cf. Gn 1-2), mostra como, a partir de uma família, se constituiu o povo de Israel, de que modo os israelitas se tornaram escravos e foram libertos por Deus, e termina com essa nação, depois de 40 anos no deserto, prestes a entrar na terra prometida aos seus antepassados (cf. Dt 34).
Essa narrativa tem início, ao tratar das relações entre Deus e a humanidade, no mundo criado (Gn 1-11). Pouco a pouco, o foco da história passar a ser uma família particular, a do patriarca Abraão e seus descendentes (Gn 12-37,1). Em seguida, amplia seu escopo, mais uma vez, à medida que a família cresce e se torna uma nação, Israel, e é subjugada pelo Egito (Gn 37,2-Ex 2)
Quando esse povo se encontra escravizado no Egito, o Senhor realiza sua libertação mediante atos miraculosos que demonstram seu controle das forças da natureza.
Durante os 40 anos no deserto, quando Israel estava no Monte Sinai, também conhecido como Horeb ou a montanha de Deus, o Senhor fez uma revelação extraordinária para o povo e uma revelação ainda mais íntima ao seu líder, Moisés. A divindade faz um pacto com os israelitas e dá-lhes uma Lei.
O Pentateuco termina com a chegada de Israel à fronteira com Canaã e narrando a despedida de Moisés, bem como sua morte numa montanha com vista para a terra prometida, o Monte Nebo.
Quantas partes tem o Pentateuco?
O Pentateuco é composto por seis partes principais:
1. A história primitiva (Gn 1–11);
2. Os patriarcas (Gn 12–50);
3. A libertação do Egito (Ex 1,1–15,21 [mais o início da caminhada no deserto: 15,2216,36]);
4. A estadia no Sinai ou Horeb (Ex 17–40; Levítico);
5. A jornada do livro dos Números;
6. Adeus de Moisés e reinterpretação da Lei de Deus, recebida no Sinai para a nova geração dos israelitas (Deuteronômio).
Qual é a relação entre o Pentateuco e as leis?
Dentro de toda essa narrativa, o Pentateuco apresenta os conjuntos de leis, por exemplo, os três grandes códigos legislativos: o Código da Aliança (Ex 20,22-23,33); o Código de Santidade (Lv 17-26); o Código Deuteronômico (Dt 12-26).
Além disso, várias outras leis foram dadas. Abaixo estão apenas alguns exemplos:
as leis morais, dez mandamentos em Ex 20,1-21 e Dt 5,1-22; 10,4;
as leis cerimoniais, relativas à maneira de se adorar a Deus em Lv 7,37.38;
as leis civis, sobre a administração da justiça em Dt 17,9-11.
Segundo os rabinos judeus, o número de mandamentos presentes desde o início de Gênesis até o final do Pentateuco, no livro de Deuteronômio, é de 613.
Toda legislação presente na Torá serviu como um guia para os israelitas viverem na Aliança com Deus e, assim, se relacionarem bem uns com os outros na terra de Canaã.
Perguntas para partilhar o aprendizado
O que significa a palavra hebraica Torá?
O que significa a palavra grega Pentateuco?
Quantos livros fazem parte da Torá?
Quais são estes livros?
Por que é preciso compreender um pouco sobre a Torá ou Pentateuco para entender Moisés e a libertação da escravidão no Egito?
Em quantas partes o Pentateuco pode ser dividido?
Quais são os três principais códigos de leis presentes no Pentateuco?
Quantas leis os rabinos judeus contaram desde Gênesis até Deuteronômio?
Faça um resumo do conteúdo do Pentateuco.
Quais ensinamentos podemos tirar do estudo de hoje?
Oração final:
Faça uma oração final, agradecendo a Deus pelo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário