Pesquisar este blog

domingo, 28 de abril de 2019

Jornada Bíblica - 6º encontro.

6º ENCONTRO
Neste encontro vamos estudar a parte do protagonismo através do texto da resistência das parteiras (Ex 1, 15-22). Leia os versículos Ex 1, 17 a 22.
PERGUNTAS:
 - O que motivou a ação das parteiras de desobedecer ao rei do Egito?
O v.17 informa o leitor que as parteiras desobedeceram ao Faraó e expõe qual foi a motivação para esta atitude: o temor a Deus. O texto ensina que da lealdade ao Senhor derivou um senso de retidão moral em vista da defesa da vida.
 - Que lição a Bíblia transmite sobre Deus, ao mostrar que Ele escolheu duas personagens que de algum modo podem representar fraqueza?
Outro dado importante diz respeito ao fato de que este versículo consiste na primeira vez que Deus é mencionado diretamente, em Êxodo. Trata-se, neste sentido, do primeiro e sutil contra-ataque ao faraó que se dará por meio de agentes aparentemente fracas, duas mulheres, possivelmente de mais idade.
Com isso, uma lição fundamental é transmitida: aqui, como em toda a Bíblia, a vitória não depende de números e força, mas apenas no alinhamento com a vontade de Deus.
 - As parteiras usaram a mentira?
Diante da desobediência, no v.18, o faraó interrogou as parteiras em relação à desobediência de sua ordem. O poder opressor não se cansa. Ele é obstinado em atentar contra a vida.
 - A resposta das parteiras é apresentada no v.19. Elas enganaram o Faraó? Elas mentiram? A mentira pode ser utilizada?
Não é possível afirmar que a resposta delas seja totalmente falsa; nem está claro se isso é tudo o que as mulheres disseram. O que está em jogo aqui é o fato de que o narrador elogiou as mulheres por se recusarem a obedecer ao esquema assassino do Faraó.
Alguns estudiosos da Bíblia argumentam que, com um plano tão maligno, o faraó perdeu qualquer direito de esperar obediência (ou completa veracidade) de seus súditos.
O livro do Êxodo, no entanto, relata esses eventos sem dar qualquer avaliação moral, seu principal objetivo é ajudar seus leitores a se alegrarem com o fato de que Deus preservou maravilhosamente seu povo da opressão Faraó.
O v.20 mostra que a resistência das parteiras ao sistema de morte egípcio fez com que o povo se multiplicasse ainda mais. O temor que elas tiveram a Deus foi recompensado (v.21).
Qual é a esperança que a Bíblia quer nos ensinar neste encontro?
No final desse trecho bíblico, entretanto, o autor mostra que o rei do Egito continuou a perseguição, ao estender a ordem da matança para todas as pessoas que vivem no Egito sob sua autoridade. Ele manda que todos os bebês hebreus do sexo masculino sejam jogados no Nilo no nascimento.
Mesmo diante da intensificação dessa ordem assassina, Deus ainda acha meios de salvar o seu povo. Nos versículos posteriores, Ex 2,1-10, dá-se início às narrativas sobre o grande líder da libertação, Moisés.
A morte nunca vencerá a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário