Pesquisar este blog

domingo, 28 de abril de 2019

Jornada Bíblica - 8º encontro.

Quem são os hebreus? Este é o tema deste encontro. A palavra hebreu aparece diversas vezes na Bíblia. Nesse encontro, entenderemos o seu significado e a que se refere.
 
Oração.
 
Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã.
Leia Gn 12,1-9 e destaque o que mais te chamou a atenção.
Texto de estudo
De onde vem a palavra "hebreu"?
A etimologia (estudo da origem de uma palavra) do termo "hebreu" ainda não está totalmente clara para a comunidade científica que investiga a Bíblia.
A palavra "hebreu" pode ter derivado de um verbo hebraico cujo significado é "passar" e "cruzar". Diante disso, alguns especialistas relacionam este significado ao personagem Abraão, o hebreu, já que ele veio do outro lado do rio Eufrates e neste sentido ele o teria "cruzado" ou "passado" (cf. Js 24, 2).
Por outro lado, outros afirmam que é possível que esse termo tenha derivado da expressão acádia "habiru" ou "hapiru" que fazia menção a um elemento populacional de foragidos ou refugiados.
Enfim, a discussão entre os estudiosos ainda continua, pois a verdadeira etimologia da palavra é incerta.
À quem se aplica o termo "hebreu"?
Num primeiro momento, na Bíblia, esse termo designa a linhagem ancestral da nação israelita, os "filhos de Israel".
Ademais, segundo alguns estudiosos, "hebreu" também pode indicar uma classe social etnicamente diversa composta por povos dissidentes e marginalizados que viviam à margem da sociedade da Idade do Bronze. Este modo de utilização pode ser constatado em 1Sm 14,21.
Onde o termo "hebreu" aparece na Bíblia?
O uso dessa expressão está mais presente em certas partes do Antigo Testamento:
• o patriarca Abraão (cf. Gn 14,13) e os filhos de Jacó (cf. Gn 39,14; 43,32) são chamados de hebreus;
• a terra de onde José saiu, ao ser vendido por seus irmãos, é conhecida como a "terra dos hebreus" (cf. Gn 40,15);
• o ciclo de José utiliza o termo "hebreu" por três vezes (cf. Gn 39,14-43,32);
• a narrativa do Êxodo utiliza por 13 vezes o termo "hebreu" (Ex 1,15-10,3)
• o Código da Aliança, em Ex 21,2-11, que regula o serviço dos "hebreus" que haviam sido escravizados; os textos que tem certa relação com essa lei também utilizam o termo (Dt 15,12; Jr 34,8-20).
• as narrativas do primeiro livro de Samuel utilizam por oito vezes o termo "hebreu" (cf. 1Sm 4,6-29,3)
• o profeta Jonas descreve a si mesmo como um hebreu que fugiu de seu país (cf. Jn 1,9).
O termo "hebreu" aparece no Novo Testamento?
No Novo Testamento, "hebreu" refere-se a um judeu de língua aramaica, distinto de um judeu de língua grega (At 6,1; 2Cor 11,22; Fl 3, 5).
O termo, no Novo Testamento, se refere muitas vezes a uma língua, o hebraico ou hebreu, a língua dos judeus (Jo 5, 2; 19,13.17.20; 20,16; At 21,40; 22,2; 26,14; Ap 9,11; 16,16).
É provável, contudo, que as muitas referências ao "hebraico/hebreu" no Novo Testamento se refiram ao que os estudiosos modernos chamariam de aramaico, em vez de hebraico.
O livro dos Hebreus tem alguma relação com tudo isso?
Em primeiro lugar, você deve ter percebido que eu não falei da "Carta aos Hebreus". Por quê? Porque, hoje em dia, já é consenso entre os estudiosos que este escrito não tem a forma de uma carta, tratando-se, portanto, de um livro. Mais especificamente o seu gênero literário se aproxima de uma homilia.
Assim, o livro recebe este nome, possivelmente, porque ele teria sido escrito para alguns cristãos primitivos que ainda estavam muito ligados à comunidade judaica. Embora isso seja defendido por alguns pesquisadores, a origem deste nome para o texto ainda é incerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário