Pesquisar este blog

domingo, 21 de agosto de 2022

Vaticano autoriza processo de beatificação de Padre Cícero.

Padre Cícero é considerado santo popular (apesar de ainda não ser) pelos nordestinos brasileiros. Ontem, o Vaticano autorizou o processo de beatificação do Padre Cícero Romão Batista. O anúncio foi feito pela Diocese de Crato, no Estado do Ceará. 

Padre Cícero atrai milhares de romeiros para o Estado do Ceará. Morreu em 1934 rompido com o Vaticano devido seu envolvimento com a política e pelo polêmico milagre da hóstia. Segundo os fiéis, quando o padre deu a hóstia para um fiel, a hóstia virou sangue. Para os devotos, é milagre, mas a Igreja Católica não viu dessa forma tratando o caso como uma interpretação equivocada do ocorrido. 

Em 2006, um bispo fez o pedido para que Padre Cícero fosse reconciliado pela Igreja. Esse pedido foi atendido em 2015. 

O Vaticano estudou sua biografia para averiguar se há algo que possa impedir o processo de beatificação. Como não houve nenhum impedimento, teve a devida autorização para o processo. 

A partir de agora, vai ser feito um tribunal eclesiástico diocesano para ver as qualidades, virtudes de Padre Cícero. Depois dessa fase, os documentos vão para o Vaticano, que fará a avaliação. Se um milagre for aprovado, acontece a beatificação. Mais pra frente, se outro milagre for aceito pelo Vaticano, se torna canonizado (santo). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário