Pesquisar este blog

domingo, 25 de janeiro de 2015

MENINO JESUS DE PRAGA

Esta devoção tem sua origem na cidade de Praga, capital da Tchecoslováquia.
Depois duma importante vitória devido a proteção da Santíssima Virgem Maria, o imperador da Áustria, fundara um convento de Padres Carmelitas Descalços, como testemunho de gratidão.
Em meados de 1628, os Padres Carmelitas, encontrando-se oprimidos pelos grandes prejuízos da guerra, dirigiram ao Céu ardentes súplicas, pedindo ajuda e proteção de Jesus. O Senhor respondeu generosamente a este pedido, servindo-se de Princesa Polixene Lobkwitz, uma das mulheres mais distintas de seu tempo.
Conhecedora das necessidades dos Padres Carmelitas, junto com sua generosa oferta, trouxe-lhes uma ENCANTADORA IMAGEM DO MENINO JESUS.
Essa imagem era feita de cera tinha 48 cm de altura e representava o DIVINO MENINO de pé, vestido de Rei, tendo a mão direita levantada para abençoar e o globo terrestre na mão esquerda, como símbolo de s soberano poder.
A Princesa, ao oferecê-la aos Padres Carmelitas disse: “Meus Padres, eu vos dou o que de mais caro possuo. Honrai esta imagem do Menino Deus e nada vos faltará.”
Essa imagem tinha vindo da Espanha.
A mãe da Princesa, que era espanhola, tinha-lhe oferecido como presente de casamento a mãe, por sua vê, tinha-a recebido de Santa Teresa, que foi a primeira que vestiu o Menino Jesus de Rei.
As palavras da augusta doadora verificaram-se em breve tempo e de modo extraordinário. Deus prodigalizou as suas graças ao Convento de Padres Carmelitas, que possuía essa imagem do Divino Menino. Desde aquele tempo nunca lhes faltou o necessário foi cumulado de bênçãos espirituais e bens temporais.
Pelos anos de 1630 os príncipes protestantes, aliados ao Rei da Suécia e Jorge de Arnheim, com dezoito mil saxões atacaram a Bohemia. Os quinhentos homens da guarnição de Praga fugiram com todos aqueles que os puderam acompanhar, entre eles os Padres Carmelitas. Praga capitulou. As Igrejas foram profanas e destruídas, o Convento dos Padres Carmelitas foi saqueado e entregue a um pastor protestante.
A imagem do Menino Jesus não pôde ser salva. Os protestantes atiraram-na com desprezo atrás do altar. Foi aí que,sete anos mais tarde o Padre Cirilo a encontrou, vendo com grande tristeza que tinha as duas mãos partidas, limpou-a o melhor que pôde e a entronizou com grande solenidade no coro da mesma igreja.
 Certo dia, em que o Padre Cirilo se encontrava numa profunda meditação dos mistérios da Santa Infância, ouviu uma voz que lhe dizia:


“TEM PIEDADE DE MIM E EU A TEREI DE TI RESTITUI-ME AS MINHAS MÃOS E EU VOS DAREI A PAZ QUANTO MAIS ME HONRARDES, MAIS RU VOS FAVORECEREI.”


 O convento estava extremamente pobre, por isso o Padre Cirilo não podia mais do que pedir a Deus, com lagrimas nos olhos, que tivesse piedade do Menino Jesus, enviando alguma alma caritativa que a consertasse.

Segundo seu costume, repetia ele um dia esta súplica diante da imagem milagrosa, quando ouviu a mesma voz dizer-lhe:


“PÕE-ME À ENTRADA DA SACRISTIA E ALGUÉM TERÁ PIEDADE DE MIM.”

 
Apressara-se a obedecer à indicação Divina e eis que de ali a poucos dias apresenta-se um senhor muito rico solicitando o favor de reparar a imagem. Esta ação de piedade atraiu sobre ele grandes graças celestes.
Daí por diante, o bem-estar tanto espiritual como material do convento dependeu visivelmente dos maiores ou menores cuidados que tinham com a imagem do Menino Deus.
A história conta que os Carmelitas foram várias vezes cruelmente punidos por não terem rodeado a querida imagem das honras que lhe eram devidas.
Atualmente, esta milagrosa imagem encontra-se no Santuário de Fátima, sob o cuidado das Noelistas.


“QUANTO MAIS ME HONRARDES, TANTO MAIS VOS FAVORECEREI.”


Com esta promessa, o Menino Deus testemunha o quanto lhe agrada ser invocado sob o título de MENINO JESUS DE PRAGA.

Com esta promessa, o Menino Deus testemunha o quanto lhe agrada ser invocado sob o título de MENINO JESUS DE PRAGA
Dia a dia, Jesus opera imensos favores de conversões, de surpreendentes curas e graças extraordinárias, particularmente nos casos mais desesperados.
Por causa dos prodígios operados, a devoção ao Menino Jesus de Praga confirmou-se, estendeu-se e tornou-se universal.
Para o Brasil foi esta devoção trazida pelos Padres Carmelitas Descalços, que instalaram, canonicamente, na Basílica de Santa Teresinha da cidade do Rio de Janeiro, a ARQUICOFRARIA DO MENINO JESUS DE PRAGA, rica de indulgências e privilégios.
Também para São Paulo esta devoção foi trazida pelos Padres Carmelitas e na Igreja Santa Teresinha da Rua Maranhão, 617, dedicaram ao Menino Jesus de Praga um nicho, à direita de quem entra.
E aqui em São José do Rio Preto, o Padre italiano José Pelegrini, trouxe a imagem do Menino Jesus de Praga, com o sonho de construir para ele um Santuário, mas por motivo de saúde não pode vê-la concretizado, deixando-a empacotada na Cúria Diocesana.
Ao optarmos pelo padroeiro Menino Jesus de Praga, fomos presenteados com a mesma.
Frequentemente,  prostra-se diante desta imagem um grande número de fiéis para pedir a proteção do Menino Jesus e agradecer-lhe as graças já recebidas, muitas das quais são verdadeiros milagres.


É realmente inefável o poder de atração de sua sagrada imagem. O rosto do pequeno Rei é cheio de graça e tem um reflexo, na verdade, divino. O sorriso infantil que desabrocha dos lábios rosados,  atrai nossos olhares, anima a nossa confiança e parece repetir a todos os seus devotos aquela mesma promessa, que dirigiu ao venerável Carmelita Descalço, Frei Cirilo, da Mãe de Deus, o pioneiro da devoção ao Menino Jesus de Praga.

“SE ME AMARDES, EU USAREI CONVOSCO DE MISERICÓRDIA, QUANTO MAIS ME HONRARDES, MAIS VOS FAVORECEREI.”

Em nossos tempos também os seguidores de satanás tentam destruir o Reino do Menino Jesus, mas Ele, sairá sempre glorioso de todos os combates, prometendo:


“NÃO TEMAIS. CONSIDERAI QUE EU SOU O VOSSO DEUS.
NO MEIO DE TODOS OS POVOS DA TERRA SEREI EXALTADO E GLORIFICADO.”

FONTE: SITE MENINO JESUS DE PRAGA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário