Pesquisar este blog

domingo, 29 de outubro de 2017

Reflexões Bíblicas por Thiago de Morais - Lv 25 - 26.

O capítulo 25 do livro de Levítico trata do ano sabático e do ano jubilar. O ano sabático funcionava da seguinte forma: os seis primeiros anos seria para aproveitar da terra para plantar, por exemplo. No sétimo ano era o descanso para a terra, sem nenhum cultivo. O ano jubilar pega sete e multiplicava por sete que dava 49 anos (esse era o ano jubilar). O ano jubilar seria o sétimo ano sabático e se abre com o toque da trombeta. 
No sétimo ano (ano sabático) como não podiam produzir, eles produziam mais no sexto ano para garantir alimento para o sétimo ano, ou seja, eles faziam reserva. 
A terra é de Deus, por isso, era proibida a venda e, com isso, não existia desigualdade social, nem miséria, por exemplo. 
E hoje, existe desigualdade social? Como os cristãos podem mudar nossa realidade hoje?

Vale destacar que naquela época só o povo de Israel era considerado povo de Deus. Isso muda com a vinda de Jesus no Novo Testamento. 

O capítulo 26 fala da Lei da Santidade. Em resumo, Deus diz que se nós seguirmos tudo o que Ele disse, ele fará tudo para nós no tempo certo. Isso se refere aos mandamentos, ao descanso do trabalho no sábado, entre outros assuntos. Mas, caso contrário, fará o que diz a partir do versículo 16. Vale a pena refletir a situação do nosso mundo, hoje: corrupção, guerras, tiroteios, mortes prematuras, desemprego, entre tantos outros assuntos. Será que falta Deus no coração das pessoas? O que você, internauta, acha?

Em relação do descanso de sábado, atualmente, é o domingo, pelo menos, para a Igreja Católica. Desde a Ressurreição de Jesus (que aconteceu num domingo), que o descanso passa a ser o domingo e a Igreja coloca o domingo como o Dia do Senhor.  Existem algumas igrejas cristãs que consideram o sábado para o descanso. Cada religião tem sua doutrina e temos que respeitá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário