Pesquisar este blog

domingo, 25 de março de 2018

Reflexões Bíblicas por Thiago de Morais - Semana Santa e Ap. 6 - 7.

SEMANA SANTA:

Neste Domingo de Ramos, tem-se início a Semana Santa para os cristãos. Vamos refletir um pouquinho sobre este dia. Na maioria das igrejas cristãs, o domingo de ramos representa a entrada triunfal de Jesus a Jerusalém. Jesus já sabia tudo o que iria acontecer naquela semana, sua chegada a Jerusalém, a última ceia, sua morte e ressurreição (Domingo de Páscoa). Daí o nome Semana Santa. Os Evangelhos tratam deste assunto muito bem. Sugiro que faça a leitura dos textos abaixo:

Mateus, capítulo 21, 1-11 e capítulos 26 a 28.
Marcos, capítulo 11, 1-11 e capítulos 14 a 16.
Lucas, do capítulo 19 v.28 ao capítulo 24.
João, capítulo 12 do v. 9 a 19. 

APOCALIPSE:

Seguindo a reflexão sobre o livro da Revelação (Apocalipse de São João), vamos aos capítulo 6 e 7. 
A humanidade sempre foi dominada pelo mal, mas essa mesma humanidade está em poder de Jesus Cristo Ressuscitado, que é o caminho, a verdade e a vida e também o Salvador do mundo. 
Essa humanidade dominada pelo mal é representada pelos quatro primeiros selos citados no texto: 1º) poder e conquista; 2º) guerra e competição; 3º) racionamento e fome; 4º) doença e morte.
Se vocês prestarem a atenção, essas representações dos selos já acontecem a milhares de anos: reis querendo dominar o mundo, a burguesia querendo ser cada vez mais rica, desigualdade social onde o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre, guerras por disputas territoriais e religiosas, competições (exemplos: temos que fazer uma prova para entrar na universidade, mas que deveria ser direito de todos, isso é competição; disputas esportivas, que ao meu ver nem devia existir, pois como vemos, acaba, em sua maioria, em violência), diversas doenças ainda em estudo que acabam levando a morte por desconhecimento de tratamento, e por aí vai. 
O quinto selo mostra os mártires que pedem justiça, o sexto mostra o futuro. Você vai perceber que os cristãos, com o passar do tempo serão perseguidos, assim como Jesus foi, e o povo pede justiça de Deus. E Deus responde através das catástrofes naturais: sol preto, estrelas despencam sobre a terra, montanhas e ilhas arrancadas do lugar..., que seria o julgamento. Como diz o texto, é um povo incontável, pois todos merecem a salvação.  
O último selo aberto traz a entrega das sete trombetas aos sete anjos, ou seja, uma série de acontecimentos que destruirá a terça parte da população. E isso é assunto para a nossa próxima reflexão bíblica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário