Pesquisar este blog

domingo, 18 de março de 2018

Um pouco sobre o budismo.

Lendo o livro "Diário do Clima", de Sônia Bridi, aprendi algumas coisas sobre a religião budista, na qual gostaria de compartilhar essas informações com vocês.

 - Druk é um tipo de dragão da mitologia budista, o dragão do trovão. Em todos os desenhos, ele é pintado de amarelo e vermelho e carrega um raio numa das patas. Druk também é o nome do país para os butaneses. Butão é uma corruptela de Budistão, o nome que os exploradores ingleses deram ao local de devoção budista, depois de conquistar o Paquistão, o Industão e outros "ãos" pelo caminho do subcontinente indiano. 

 - Os budistas são criativos em achar maneiras de fazer as orações sem precisar rezar. As bandeiras de oração são para o vento rezar. As rodas de oração que giram na mão são formas de rezar sem dizer o mantra. Cada volta é uma reza.

 - No Butão, o Ninho da Tigresa tem esse nome, pois, segundo a lenda, o guru Rinpoche, o religioso que levou o budismo para o Butão e o Tibete no século XIII, voou até o alto dessa pedra nas costas de uma tigresa. O templo foi construído no século XVII ao redor da caverna onde o guru meditava. Em 1998, o templo foi destruído num incêndio. Tudo lembra os templos do budismo tibetano, com salas interligadas e altares com imagens pintadas, coloridas. 

 - O budismo cultua o isolamento como forma de elevação espiritual e impede que você coloque em perigo a vida, qualquer vida, principalmente a sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário