Pesquisar este blog

domingo, 17 de março de 2019

Jornada Bíblica - 3º encontro.

Tema: O gênero literário do livro do Êxodo

Introdução

A Bíblia foi escrita ao longo da história do povo de Israel. Por isso, ela nasceu dentro de um contexto político, social, econômico, ideológico, religioso, enfim, cultural. Quando o Espírito Santo inspirou os autores da Escritura, Ele se utilizou, portanto, do modo de falar, de se comunicar, de se escrever daquela época.

Nesse sentido, uma das tarefas mais importantes para apreender a real mensagem que Deus quis transmitir para nós consiste na compreensão do jeito ou do modo como o autor sagrado escreveu o seu texto; à isso dá-se o nome de gênero literário.

Oração

Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã.

Leia o 2 Tm 3,14-17 e destaque o que mais te chamou a atenção.

Texto de estudo

De modo geral, os autores da Bíblia não criaram formas totalmente novas; eles escreveram de uma maneira que se adaptava aos tipos literários que já eram conhecidos do público daquela época. Senão, os leitores não saberiam interpretar as palavras e a mensagem transmitida.

O que é um gênero literário?

Os gêneros literários são códigos compartilhados por escritor e leitor. Imagine se um autor utilizasse uma palavra desconhecida ou usasse um termo de uma maneira totalmente nova, sem explicação prévia. O que aconteceria? O leitor não teria ideia do significado! Da mesma forma, se o autor criasse uma maneira totalmente nova de escrever, o leitor não saberia ler o trabalho.

Na Bíblia, os gêneros literários sinalizam ao leitor como entender as palavras num texto, acionando uma estratégia de leitura.

Portanto, se você quiser entender uma passagem bíblica, sempre é bom fazer algumas perguntas, como: esse texto é ficção ou história? É uma parábola ou uma história de aventura? É uma carta ou profecia? É uma oração? Qual é o gênero literário desse texto?

Por que é tão importante conhecer o gênero literário de um texto bíblico?

Porque um mal-entendido ou um erro de interpretação do gênero de um livro distorcerá sua mensagem.

Que tipo de livro é o Êxodo? É uma lenda, um livro de história, uma parábola, um livro de leis ou outra coisa?

A resposta mais natural no caso do Êxodo é que ele parece ser um livro de história. Esse gênero tem a preocupação de narrar eventos que aconteceram no espaço e no tempo.

A escrita do gênero literário bíblico aqui chamado de história consiste numa representação verbal de eventos, assim como uma pintura é uma representação de um artista. Aqui cabe um exemplo: se duas pessoas diferentes pintarem a mesma cena ou objeto, certamente, o resultado não será igual.

Assim, embora todos os traços das duas pinturas possam ser considerados verdadeiros, eles são diferentes dependendo de fatores como o estilo do pintor, o humor que associaram à pessoa retratada e assim por diante.

Portanto, representar eventos passados na escrita de uma história envolve seleção e interpretação. Os escritores não podem narrar todos os detalhes de um fato. Isso seria impossível! Desse modo, eles precisam selecionar, incluindo na narrativa apenas o que é importante para a mensagem que estão comunicando. A apresentação de um evento histórico é sempre moldada pelas lentes interpretativas que o escritor adota.

A fim de reconhecermos a intenção do escritor, é possível especificar ainda mais o gênero do livro do Êxodo. Nele, existem diferentes tipos de história: por exemplo, história militar, história legal, história econômica ou história literária.

Uma das melhores maneiras de se definir o gênero desse livro talvez seja como história teológica, já que ele focaliza o relacionamento de Deus com Israel e mostra ainda a auto revelação do Senhor.

Existem outros gêneros literários no livro do Êxodo?

Por fim, embora seja correto dizer que o Êxodo consiste numa história teológica completa, este livro também incorpora outros gêneros da literatura, por exemplo, ele contém uma longa seção da lei (cf. Ex 20,1-23,33; 25,1-31,17).

Ademais, outro gênero significativo no Êxodo é a música, mais especificamente, com a forma de poesia (cf. Ex 15).

Perguntas para partilhar o aprendizado

Deus, ao inspirar os autores da Bíblia, deixou de utilizar os dados da cultura existente naquela época? Explique sua resposta.

O que é um gênero literário?

Por que é tão importante conhecer o gênero literário de um texto bíblico?

Que tipo de livro é o Êxodo? É uma lenda, um livro de história, uma parábola, um livro de leis ou outra coisa?

Existem outros gêneros literários no livro do Êxodo?

Quais ensinamentos podemos tirar do estudo de hoje?

Oração final

Faça uma oração final, agradecendo a Deus pelo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário