Pesquisar este blog

domingo, 17 de março de 2019

Jornada Bíblica - 4º encontro.


Tema: A escravidão dos israelitas no Egito

Introdução

Neste encontro, faremos um estudo sobre a escravidão que o povo de Israel sofreu no Egito. Para isso, conheceremos algumas informações fundamentais que ajudarão a contextualizar esse fato e depois investigaremos, de modo mais profundo, o texto bíblico de Ex 1,8-14.

Oração

Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã.

Leia Ex 1,1-14 e destaque o que mais te chamou a atenção.

Texto de estudo

Ao ler o Êxodo, é possível reconhecer imediatamente os interesses históricos do escrito. A narrativa trata de pessoas que existiram e eventos que ocorreram no passado. O texto é sem dúvida histórico em intenção. Vale lembrar que isso não o faz ser um relato exato do que aconteceu. No encontro passado, falamos um pouco sobre o gênero literário desse livro.

Diante disso, sim, é importante discutir a questão da veracidade de sua apresentação. Porém, tanto o Êxodo e quanto historiografia bíblica, em geral, não estão preocupados em relatar os fatos históricos como a ciência histórica ou a arqueologia que temos hoje. A história é importante porque revela como ocorre o relacionamento de Deus com o povo. Nesse sentido, trata-se de uma elaboração teológica. Em outras palavras, uma tentativa de dar sentido aos fatos a partir da fé.

Quantos anos o povo de Israel, segundo a Bíblia, ficou no Egito?

O povo de Israel residiu no Egito por 430 anos, segundo Ex 12,40-41. Esse período começou durante o Médio Império, continuou durante o Segundo Período Intermediário e terminou durante a primeira metade do Novo Império do Egito.

Os israelitas teriam experimentado a força do Império Médio, o lento desaparecimento daquele reino à medida que se enfraquecera, e sua eventual substituição por vários reinos mais fracos, incluindo os hicsos asiáticos, e finalmente o ressurgimento do domínio egípcio com a ascensão dos faraós do Novo Império da 18ª dinastia.

Quando o êxodo aconteceu?

O êxodo do Egito ocorreu, provavelmente, na 19ª dinastia, por volta de 1250 a.C. Se essa data estiver correta, o faraó que começou a opressão dos israelitas foi Seti I (1304-1290 a.C.), seguido pelo faraó do êxodo, Ramsés II (1290-1224 a.C.).

Por que a data do evento do êxodo é situada em 1290 a.C., de acordo com os estudiosos?

Desse modo, a saída de Israel do Egito teria ocorrido em 1290 a.C., e a conquista de Canaã teria começado, biblicamente falando, em 1250 a.C. Os dois principais argumentos para essa visão são:

(1) De acordo com Ex 1,11, os israelitas foram forçados a construir a loja da cidade de Ramsés. Portanto, Ramsés II seria o governante da época. Mas essa cidade pode ter existido antes com um nome diferente e depois ter sido renomeada, depois de sua reconstrução.

(2) Há evidências arqueológicas de movimentos de pessoas e destruição generalizada em Canaã por volta de 1250 a.C. Se esta destruição fosse causada pela conquista hebraica sob Josué, ocorreria o êxodo por volta de 1290. Mas poderia facilmente ter sido o resultado de turbulência social e anarquia no período dos juízes israelitas, ou das atividades militares dos povos vizinhos.

Mesmo diante de muitas discussões sobre a data e como teria sido realmente o processo do êxodo, o que vale aqui é o fato de que a Bíblia guardou a memória do Egito como a "casa da escravidão", da qual Deus libertou seu povo, conduzindo para a Terra Prometida (cf. Ex 13,3; 20,2; Js 24,17).

Qual era o contexto do Egito na época do êxodo?

O segundo milênio a.C. foi uma época em que havia muitos estrangeiros no Egito, alguns dos quais eram empregados ou escravizados na fabricação de tijolos para projetos de construção, de acordo com dados arqueológicos. Esse foi um momento de muitas edificações. A Bíblia reflete essa realidade em Ex 1,11-14; 2,11.

Perguntas para partilhar o aprendizado

Qual é a relação da narrativa do livro do Êxodo e a história?

Quantos anos o povo de Israel, segundo a Bíblia, ficou no Egito?

Quando o êxodo aconteceu?

Por que a data do evento do êxodo é situada em 1290 a.C., de acordo com os estudiosos?

Qual era o contexto do Egito na época do êxodo?

Leia Ex 1,1-7 e responda: como os "filhos de Jacó/Israel" entraram no Egito?

Leia Ex 1,8-10 e responda: por que o faraó do Egito escravizou os israelitas?

Descreva a situação dos israelitas a partir de Ex 1,11-14.

Quais ensinamentos podemos tirar do estudo de hoje?

Oração final

Faça uma oração final, agradecendo a Deus pelo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário