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terça-feira, 26 de março de 2019

Jornada Bíblica - 5º encontro.

Neste quinto encontro, estudaremos a continuidade da primeira cena do livro do Êxodo, ou seja, Ex 1,15-22, que narra a segunda medida de opressão aos israelitas: o mandato do Faraó para matar os recém-nascidos hebreus do sexo masculino.
Trata-se da narrativa que está antes do nascimento de Moisés. Estudaremos Ex 1,15-22, pois esta passagem consiste num dos textos mais interessantes dentro da narrativa inicial.
Nosso estudo será dividido em duas partes. Uma neste encontro e a outra no próximo.

Oração 
Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo gere frutos de vida cristã.

Leia Ex 1,15-16 e destaque o que mais te chamou a atenção.

PERGUNTAS:

1) Como é a estrutura literária na qual Ex 1,15-22 se encaixa? 

Ex 1,15-22 está situado numa estrutura literária cuja intenção consiste na apresentação de como era a situação na qual os hebreus se encontravam no Egito e o início do plano salvífico de Deus com o nascimento de Moisés. Observe como os capítulos e versículos estão organizados:
A.1) 1,1–7: Filhos de Israel e o seu crescimento.
B.1) 1,8-11: Política de opressão do faraó.
A.2) 1,12: Filhos de Israel e o seu crescimento.
B.2) 1,13–22: Política de opressão do faraó.
A.3) 2,1–10: Filhos de Israel e o nascimento de Moisés.
Os versículos que estudamos neste encontro estão presentes na parte B.2 e, portanto, tratam da continuidade das políticas de opressão do Faraó. A primeira prática foi escravizar (cf. Ex 1,8-10); a segunda, ordenar a matança dos meninos israelitas (cf. Ex 1,15-22).

2) Por que o autor do livro do Êxodo citou o nome das parteiras antes do conteúdo da fala do Faraó? 

Após a exposição mais detalhada do processo do cativeiro (vv.13-14), o narrador apresenta o início da ordem do rei egípcio (v.15). Aqui, existe um fato interessante: o escritor, antes de colocar o que realmente o Faraó disse, menciona as parteiras dos hebreus, Sefra e Fua. O conteúdo da fala do opressor será exposto apenas no v.16. O que isso pode significar? Que o foco da narrativa é na esperança; não na dificuldade!
Aqui a Escritura mostra que, embora precisemos ter olhos abertos e visão crítica para entendermos as nossas lutas, o nosso foco deve ser sempre na esperança; na solução!

3) Por que o Faraó atacou os meninos e não as meninas?

O v.16 expõe a ordem do rei do Egito às parteiras: matar os meninos hebreus. Porque o faraó atacou os do sexo masculino? Porque, no antigo Oriente Próximo, os homens geralmente tinham mais de uma esposa e, por isso, podiam se reproduzir com muitas mulheres, aumentando o número de israelitas, mais rapidamente.
Além disso, como os homens podem servir como soldados, os egípcios temiam que os israelitas se tornassem uma potência militar rival (cf. Ex 1,9).

4) Como o termo "filho" é utilizado no livro do Êxodo? 
Existe outro elemento interessante. A utilização do termo "filho" ("ben", em hebraico), que aparece por duas vezes nessa passagem (vv.16.22). Além disso, esta palavra ocorre também em Ex 1,1, quando faz menção aos nomes dos "filhos" de Jacó. Algumas Bíblias em português traduziram o v.16, substituindo "filho" por "menino". Qual é a relevância dessa informação?
O fato de que o livro do Êxodo tem "filho" como um dos termos mais importantes. Por exemplo, quando Deus instruiu Moisés sobre o que ele diria ao Faraó, o Senhor se refere a Israel como seu “filho" primogênito (cf. Ex 4,22) e adverte que a recusa em ouvir levará à morte do "filho" primogênito do Egito (cf. Ex 4,23), o que ocorrerá na décima praga (cf. Ex 12,29-30).
Assim, como um pai, Deus cuida de seu povo e nunca o deixará perecer nas situações de dificuldade.

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