Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Jornada Bíblica - 37º encontro.


Tema: As leis na Bíblia (Ex 34,10-11)

Introdução
Nessa semana, estudaremos as leis na Bíblia. Esse é um tema crucial para a compreensão do plano de Deus revelado na história e registrado nas Escrituras. Afinal, todo nosso livro sagrado, basicamente, trata dessa questão.

Oração
Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã. Leia Ex 34,10-11 e reflita sobre o que significa a afirmação de que Deus se fez conhecer.

Texto de estudo

O que é a lei para a Bíblia?
Um conceito difundido nos textos bíblicos. Na maioria das vezes, a lei não era um tópico de reflexão abstrata ou filosófica, mas era a manifestação concreta da vontade de Deus divulgada ao seu povo.

O que o termo lei significa?
O hebraico Torá é o termo "lei" mais comumente traduzido no Antigo Testamento. Significa também, basicamente, "ensino" ou "instrução" (cf. Pv 1,8). Com o tempo, também passou a significar precedentes legais estabelecidos - julgamentos ou decisões que foram respeitados por sacerdotes posteriores no período do pós-exílio da Babilônia., em torno de 400 a.C. Quando receberam aprovação divina, as decisões legais receberam força total.

Quais são as outras palavras para designar a Lei no Antigo Testamento?
Outros termos legais usados no A.T. incluem mitsvah, “mandamento”, uma regra ou preceito de uma autoridade superior; mishpaṭ, “julgamento”, usado para uma decisão judicial e encontrada especialmente no direito penal como um tipo de formulação casuística; edot, “testemunhos”, as estipulações reveladas de Deus expressas através da aliança; qōq, "estatuto", algo gravado e, portanto, estabelecido como lei escrita; dabar, “palavra”, denotando uma expressão divina e usada especialmente para as leis enumeradas nos Dez Mandamentos (cf. Ex 20,1; 24,3).

Quais são os seis códigos legislativos mais importantes na Bíblia?
1) Os dez mandamentos (cf. Ex 20,2-17)
2) O Código da Aliança (cf. Ex 20,23-23-19)
3) A renovação da Aliança no Sinai (cf. Ex 34,10-26)
4) O Código Sacerdotal (cf. Lv 1-16)
5) O Código de Santidade (cf. Lv 17-27)
6) O Código Deuteronômico.

Como a Lei influenciava o povo de Israel?
A totalidade da vida no Israel bíblico era governada pela Lei do Senhor, pois definia as obrigações e expectativas inerentes à Aliança que ligava Israel ao Senhor e o tornava uma nação separada de outras nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário