Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Jornada Bíblica - 38º encontro.


Tema: Os dez Mandamentos (Ex 34,10-11) – Parte 1ª.

Introdução
Nessa semana, estudaremos a primeira parte do tema dos dez mandamentos, um conjunto legislativo de suma importância para a compreensão da Bíblia e também de toda vida cristã.

Oração
Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã. Leia Ex 20,1-17 e reflita sobre o que significa a afirmação de que Deus se fez conhecer.

TEXTO DE ESTUDO

Onde os dez mandamentos estão na Bíblia?
Os dez mandamentos inscritos nas duas tábuas de pedra que Deus deu a Moisés no Monte Sinai estão registrados em duas passagens bíblicas da Torá: Ex 20,1–17; Dt 5,6–21.

De onde vem a expressão “os dez mandamentos”?
O título “os dez mandamentos” não vem das duas passagens que listam os mandamentos, mas de outras três referências (cf. Ex 34,28; Dt 4,13; 10,4). O hebraico nesses versículos pode ser traduzido literalmente por "as dez palavras", das quais o termo "Decálogo" é derivado.
Esse último termo é grego e é formado por duas palavras: “deca” significa “dez”; e “logos”, “palavra”.

O que é o Decálogo?
O decálogo constitui uma aliança entre Deus e Israel. O termo hebraico “berit” é geralmente traduzido como "aliança", embora, às vezes, seja traduzido como "promessa, penhor, obrigação, acordo, contrato ou tratado".

Há diferenças entre os dois registros dos mandamentos na Bíblia?
Ao ler e comparar os dois textos nos quais os mandamentos são registrados, percebe-se que eles não estão totalmente iguais, nem mesmo correspondem exatamente ao número de dez ordens (cf. Ex 20,1-17; Dt 5,6,21). Isso se dá pelo fato de que a Bíblia passou por um longo processo redacional. Assim, há um grande um debate sobre quais das ordens devem ser consideradas o núcleo da lei e como eles devem ser numeradas.

Quais são os dois grupos de mandamentos no Decálogo?
As 10 leis podem ser divididas em dois grupos de cinco. Os cinco primeiros focam no relacionamento entre uma pessoa e Deus. Os outros cinco se concentram nos relacionamentos entre as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário