Pesquisar este blog

domingo, 23 de agosto de 2020

Reflexões Bíblicas por Thiago de Morais - Dt 31 - 34.

Deus estará sempre a nossa frente. Moisés por ser idoso, deixa de ser líder e quem fica em seu lugar é Josué. O líder não está acima de ninguém, apenas é o mediador entre Deus e o povo. Deus sabe de todas as coisas e, no texto, prevê que, mais uma vez, o povo se desviará do caminho da aliança e adorará outros deuses. 

A entrega da liderança, quando feito em harmonia, incentiva o povo a seguir os caminhos do bem de Deus e a continuação da missão torna-se indispensável, pois o povo continua com sua jornada de fé. Agora, quando essa liderança é feita com imposição, por debaixo dos panos, o povo acaba se dividindo de acordo com seus interesses, como acontece, infelizmente, em muitas comunidades cristãs. 

O capítulo 32 traz o cântico de Moisés, que mostra tudo o que Deus falou a Moisés o que ia acontecer. Traz que Deus é rocha, que o povo de Israel é infiel e asa consequências dessa infidelidade. 

Reflita: Quais as consequências de quem é infiel a Deus? Uma pessoa que não conhece a Deus, ela pode ser infiel a Ele?  

O capítulo 33 traz um dos hinos mais antigos da Bíblia que é a bênção de Moisés. Esse hino foi o pronunciamento de Moisés, antes de morrer. E o capítulo 34, descreve a morte de Moisés. Para você, cristão, Deus é bênção na sua vida? 

Moisés foi sepultado num local chamado Moab, mas, ninguém sabe onde fica a sepultura dele. Moisés nos ensina que não devemos adorar líderes, mas assumir o processo de sua história. No versículo 10, do último capítulo, diz que nunca mais surgiu um profeta igual a Moisés, em Israel, a quem Deus conhecia face a face.

E assim encerramos a reflexão do livro de Deuteronômio. E encerrando o livro de Deuteronômio, encerramos também o Pentateuco, que são os cinco primeiros livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Número e Deuteronômio). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário