Pesquisar este blog

domingo, 30 de agosto de 2020

Reflexões Bíblicas - O pentateuco (Revisão).

De hoje até o último domingo de setembro de 2020, farei uma revisão dos livros que compõe o Pentateuco. Essa revisão não acontecerá só aos domingos, durante a semana também farei postagens. Colocarei outras informações não vistas nas reflexões anteriores e também textos. Fiquem ligados! É mais uma oportunidade para você refletir mais sobre os primeiros livros da Bíblia.

A Bíblia é uma biblioteca composta por dezenas de livros, divididas em Antigo Testamento e Novo Testamento. Os primeiros livros fazem parte do Pentateuco e composta pelos livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Predominam o gênero literário dos códigos e das grandes narrativas. 
Os judeus alexandrinos foram os primeiros a aplicar o termo pentateuco aos cinco livros de Moisés. Os judeus usavam a expressão Torah, cujo sentido é o de instrução ou ensinamento em santidade. 
No Pentateuco, mostra os três pecados que devemos evitar: murmuração contra Deus, a desobediência aos mandamentos e a apostasia. 
O autor desses cinco livros é Moisés. Na época em que Moisés nasceu, as crianças do sexo masculino estavam condenadas a morte, mas Moisés escapou pois foi colocado numa cesta no Rio Nilo. Foi encontrado por uma monarca e educado para ser líder de seu povo. 
Moisés esteve em vários episódios: foi pessoalmente ao Faraó para reivindicar a saída do povo hebreu do Egito, foi personagem central das dez pragas, por ordem de Deus e ao toque do cajado abriu o Mar Vermelho, recebeu do Senhor as tábuas da lei no Monte Sinai, por 40 dias liderou o povo de Israel no deserto. 

GÊNESIS:
Deus se revela o criador de todas as coisas. 
Divisão temática de Gênesis 1 a 11.
História das origens (Gn 1);
Criação do homem (Gn 1-2);
Relato da queda (Gn 3);
Corrupção do gênero humano (Gn 4-6);
Dilúvio e recomeço (Gn 6-10);
A confusão das línguas (Gn 11).
Acontecimentos da era patriarcal - começo da formação de Israel e recebimento das revelações pessoais de Deus (Gn 12-50).

ÊXODO:
Possui duas partes principais: saída do povo hebreu do Egito e a aliança entre Deus e o povo no Sinai. Ensina que Deus é fiel as promessas feitas. 

LEVÍTICO: 
O Senhor indica o caminho para que o ser humano viva em comunhão com Ele. O pecador se aproximava de Deus por meio de um sacrifício com derramamento de sangue. 

NÚMEROS:
Mostra a peregrinação do povo pelo deserto em direção a terra prometida. 

DEUTERONÔMIO:
Israel presenciou a bondade de Deus, mas se rebelou contra Ele, distanciando-se de seus preceitos. É a segunda exposição da lei. 

(Resumo da lição 1 do livro Lições da Palavra de Deus - O Pentateuco: a revelação de Deus em forma de leis e mandamentos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário