Pesquisar este blog

domingo, 4 de outubro de 2020

Reflexões Bíblicas por Thiago de Morais - Livros Históricos.

A partir de hoje, começaremos a refletir sobre os livros históricos da Bíblia. Esses livros ocupam a maior parte do Antigo Testamento ou Velho Testamento. Nele encontramos a história de Israel e da religião judaísmo, desde a conquista da terra prometida (na qual vimos no Pentateuco) até a época do Novo Testamento. 

Os livros históricos são divididos em 4 grupos, dando o total de 16 livros:

1) História deuteronômica: Josué, Juízes 1 e 2, Samuel 1 e 2, Reis - história desde a conquista da terra prometida até o exílio da Babilônia. É um chamado a conversão e a esperança.;

2) História cronística: 1 e 2 Crônicas, Esdras e Neemias - pós exílio da Babilônia até o século III a.C;

3) Histórias exemplares: Rute, Tobias, Judite, Ester - modelos particulares de vivência e aplicação da fé dentro de situações difíceis;

4) História dos Macabeus: 1 e 2 Macabeus - resistência de grupos de judeus.

O livro de Deuteronômio serve como base dessa história.  

Os livros de Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus e algumas partes de Ester não estão em todas as traduções do Antigo Testamento e nem em muitas Bíblias protestantes. 

Vocês sabem o motivo pelo qual os livros de Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, algumas partes do livro de Ester e de Daniel, além dos livros de Baruc, Eclesiástico e da Sabedoria não fazerem parte de algumas traduções do Antigo Testamento e de Bíblias da maioria das religiões protestantes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário