Pesquisar este blog

domingo, 11 de outubro de 2020

Reflexões Bíblicas por Thiago de Morais - O livro de Josué: Introdução e Capítulos 1 e 2.

INTRODUÇÃO: 

Josué foi quem continuou a missão de Moisés e organizou o povo para a conquista da terra prometida (Canaã). Foi capitão do exército israelita. O nome Josué quer dizer "Deus salva". O livro possui 24 capítulos. A abreviatura é Js. A escrita desse livro foi feita entre 587 a.C e 538 a.C.

Está dividido em:

Capítulos 1 a 12: conquista da terra prometida;

Capítulos 13 a 21: repartição da terra entre as tribos;

Capítulos 22 a 24: apêndices / últimas palavras de Josué e grande assembleia de Siquém. 

-------------------------

CAPÍTULO 1:

Na nossa vida, podemos ser chamados para continuar a missão do outro, como aconteceu com Josué, na qual foi chamado por Deus para continuar a missão de Moisés. Você já continuou a missão de uma outra pessoa?

Deus sempre está com a gente, independente da missão que nos dá. Basta não desviarmos de seu caminho e saber perceber o chamado Dele. 

Deus vai dar a terra a seu povo, mas não dá "de mão beijada". O povo tem que lutar para conquistar. Assim, nós devemos fazer em nossas vidas. Lutar para conquistar nossos objetivos, nossos sonhos. Se for uma luta de todo o povo é melhor ainda. Assim fez aquele povo, que unidos vão conseguir conquistar a terra prometida. 

CAPÍTULO 2:

A estratégia da conquista da terra começa com a espionagem. Os espiões vão até a casa de Raab, que era uma prostituta (não porque ela queria, mas porque era forçada, devido a exploração da época). O rei local ficou sabendo do fato e mandou perseguir esses homens. Raab ajudou os dois rapazes, escondendo-os no terraço, pois sabia que Deus havia entregado aquelas terras a eles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário