Pesquisar este blog

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Reflexões Bíblicas por Thiago de Morais - Js 20 a 24.

Os capítulos 20 e 21 continua a partilha das terras. O final do capítulo 21 encerra-se essa partilha. Nessa e nas últimas reflexões vimos a partilha das terras. A palavra-chave é PARTILHA. Você faz algum tipo de partilha?

O capítulo 22 começa mostrando que o futuro do povo depende da fidelidade a Deus. O povo obedeceu o que Deus havia ordenado através de Moisés. Deus é fiel a nós. Será que somos fiéis a Deus? Toda vez que pecamos, se tem consequências. O salário do pecado é a morte. O texto mostra que o povo deve continuar obedecendo os mandamentos, por exemplo, para que continuem sendo fiéis a Deus. Se não o fizerem, correm o risco de voltarem o antigo sistema, pois o povo iria se dividir e, como consequência, o povo ia enfraquecer. 

O capítulo 23 mostra que Josué já está velho e Deus vai fazer com que cada um tome conta de sua terra. O povo deve sempre seguir o que Deus pede, obedecendo os mandamentos, não servindo outros deuses. O destino do povo está nas mãos do próprio povo, já que, se desobedecerem as terras voltarão nas mãos dos inimigos e volta o sistema de antes. 

Terminando, o capítulo 24 faz um resumo de acontecimentos passados. O povo teve o direito de escolher os projetos de Javé (ou Jeová) ou de adorar outros deuses. O povo escolhe seguir os projetos do Deus único. O texto nos informa do falecimento de Josué. Mas antes de sua morte, Josué estabeleceu um estatuto e um direito na qual foi escrito no livro da Lei de Deus. E você, o que prefere seguir? Será que cumprimos a aliança de Deus para conosco? 

E assim, encerramos as reflexões do livro de Josué. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário