Pesquisar este blog

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Reflexões Bíblicas por Thiago de Morais - Juízes - Introdução e Capítulo 01.

O livro de Juízes conta os fatos que aconteceram entre, aproximadamente, os anos 1200 a.C e 1020 a.C. Conta a continuação da conquista da terra até o início da monarquia. As tribos são governadas por pessoas com cargo vitalício. Mostra mais casos na qual o povo tenta ser infiel aos projetos de Deus. Pecado, castigo, conversão e graça aparacem nesse livro. E vai mostrar que as novas gerações tem memória fraca no que diz respeito tudo de ruim que o povo fez no passado e as consequências disso, acabando a cometer os mesmos erros. 

Esses juízes são os escolhidos de Deus para liderar os israelitas em tempos de crises religiosas e políticas. 

A abreviatura de Juízes é Jz e o livro possui 21 capítulos. 

O autor desse livro é desconhecido, mas sabe-se que foi da tradição deuteronômica, ao início do exílio da Babilônia. 

CAPÍTULO 01:

Depois da morte de Josué, Judá combateu os cananeus e os ferezeus. Outros conflitos acontecem. Isso se deu devido a trabalhos em grupos. 

Vamos focar em relação aos trabalhos em grupo. Você, na sua comunidade cristã, trabalha em grupo ou individualmente? O líder religioso aceita você trabalhar com ele? Aceita você trabalhar na sua comunidade ou na sua igreja? Ou é um líder que quer fazer tudo sozinho, sendo autoritário, querendo fazer muitas coisas ao mesmo tempo? Você acha que trabalhando sozinho ou em grupo consegue-se ter mais sucesso na vida ou na sua comunidade / congregação cristã ou ministério cristão? Reflita sobre isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário