Pesquisar este blog

domingo, 5 de junho de 2022

Solenidade de Pentecostes.

FONTE DA FOTO: Site rezarcomjesus.com


Depois dos 50 dias de ter acontecido a Páscoa, celebra-se Pentecostes, a Festa do Divino Espírito Santo. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).
A Festa do Divino Espírito Santo e sua novena foi celebrada pelos apóstolos de Cristo. Cristo enviou o Espírito sobre os apóstolos e eles anunciaram a Boa Nova. 
A Festa do Divino, além de ser uma festa religiosa, é também uma festa folclórica de inspiração bíblica.
A festa chegou no Brasil através dos portugueses e, no século XVII, chegou a Angra dos Reis / RJ. Com o tempo foram acrescentados elementos como o Menino Imperador e as danças. 
Cristo colocou seu espírito em nós para que tudo se renovasse. "Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da Terra." O Espírito Santo nos dá seus sete dons (sabedoria, entendimento, conselho, temor de Deus, piedade, fortaleza e ciência). Todos nós temos dons. Será que usamos esses dons a favor do irmão? Espírito Santo é luz que ilumina nossos caminhos para fazermos o bem. 
Devemos invocar a luz do Espírito Santo sempre. Seja para passar a Palavra de Deus para o próximo, seja para algo que não sabemos o que fazer e uma das Orações do Espírito Santo é essa:
"Vinde Espírito Santo, enchei o coração dos Vossos fiéis e acendei nele o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes o coração dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e que gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso, Amém!"
No domingo de Pentecostes realiza-se as missas e procissões com o Menino Imperador, as folias de reis, comunidade católica, movimentos e pastorais.
Durante a festa são usados símbolos. Eis alguns:
 - Pomba: simboliza o próprio Espírito Santo, que segundo a tradição nasceu em forma de pomba. 
 - Bandeira da festa: confeccionada em seda vermelha, estampada no centro a imagem do divino, em volta de raios dourados. O mastro da bandeira é encimado por uma pomba. 
 - Bandeira da folia de reis: é a que visita as casas. Possui diversas fitas colocadas pelos devotos em agradecimento a alguma graça alcançada.
 - Emblema do divino: executado em madeira e representa a pomba do divino no meio de um triângulo (Santíssima Trindade) cercado por anjos. 
Que possamos ser a luz do mundo! Que a luz do Espírito Santo nos ilumine sempre e que possa em nossas almas acender cada vez mais o amor de Jesus. 
Medite nos textos: 
Atos 2, 1-11.
Salmo 103.
Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 12, 3b-7. 12-13.
Evangelho de João 20, 19-23.

Texto: Thiago de Morais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário