Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de abril de 2015

EVANGELHO QUINTA - FEIRA SANTA

POR FREI DONIZETTI MELO.

Evangelho de  João Cap. 13,1-15 
Jesus lava os pés de seus discípulos. 
Estava se aproximando a festa da Páscoa. Jesus esta reunido com seus discípulos. Tem ele consciência de que "chegava sua hora de passar deste mundo para o Pai". Com naturalidade conversa com seus discípulos e revela o amor que ele tem para com a humanidade.; "Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o extremo.". O momento é sagrado pois é o momento da ceia.; " O Diabo já tinha colocado no coração de Judas o desejo de entregar Jesus aos sumos sacerdotes." Quem será mais forte o amor ou o ódio? Com humildade Jesus lava os pés de seus discípulos,"levantou da mesa, tirou a toalha, cingiu-a começa a lavar os pés de seus discípulos." Mesmo com este gesto de amor e humildade Judas não se converteu. Chegou a vez de Simão Pedro. "Senhor tu me lavas os pés?" "Jamais lavarás meus pés." Pedro não admite que um mestre faça o serviço de um escravo. Jesus o contradiz dizendo; "O que faço agora não entendes, porém, mais tarde entenderás.". "Se não te lavar os pés não terás parte comigo."Diante das palavras de Jesus, Pedro diz; "Senhor não lave apenas meus pés, mas também as mãos e a cabeça.". Lavar os pés é um gesto exterior, é preciso que o coração esteja também limpo, por isso Jesus disse a Pedro que nem todos estavam limpos e acrescenta referindo-se a Judas, "Aquele que compartilha meu pão me preparou uma armadilha." Jesus, mesmo sabendo que Judas o trairia não deixou de lavar seus pés. Ser humilde é agir como Jesus agiu e saber que um gesto de humildade permanece por toda a eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário