Pesquisar este blog

sábado, 4 de abril de 2015

O TRÍDUO PASCAL

FONTE: SEMANÁRIO LITÚRGICO DEUS CONOSCO.

(...)
A FÉ PASCAL NASCIDA EM CRISTO FOI SEMPRE IDENTIFICADA PELOS PRIMEIROS CRISTÃOS, O MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO. OS TEXTOS BÍBLICOS QUE MEDITAMOS NO TRÍDUO PASCAL (QUINTA-FEIRA SANTA, SEXTA-FEIRA SANTA E SÁBADO DE ALELUIA), NOS LEVAM A COMPREENDER A PÁSCOA-PAIXÃO OU PÁSCOA-PASSAGEM DE CRISTO.
(...)
O TRÍDUO PASCAL É A PRÓPRIA REALIDADE DA PÁSCOA DO SENHOR, A QUAL CELEBRAMOS EM TRÊS DIAS. (...)
HISTORICAMENTE, É IMPORTANTE QUE O CRISTÃO CONHEÇA O CAMINHO PASCAL DO POVO DE DEUS, PARA SENTIR COMO A FÉ CRISTÃ TEM RAÍZES PROFUNDAS, COMO A CASA CONSTRUÍDA SOBRE A ROCHA. DE MANEIRA SINTÉTICA, PARA NOSSA COMPREENSÃO, VEJAMOS:

1º PÁSCOA: QUANDO OS HEBREUS SAÍRAM DO EGITO EM DEMANDA DA TERRA PROMETIDA. PÁSCOA SIGNIFICA PASSAGEM. FOI A PASSAGEM DO SENHOR DEUS NA NOITE DA SAÍDA DO EGITO. É A PASSAGEM DE UMA SITUAÇÃO DE ESCRAVOS PARA UMA SITUAÇÃO DE LIBERTOS. ELEMENTOS: COMIDA DE ERVAS AMARGAS, PÃO NÃO FERMENTADO, IMOLAÇÃO DO CORDEIRO SEM MANCHA.

2º PÁSCOA: É A PÁSCOA DOS JUDEUS. É A CELEBRAÇÃO MEMORIAL DA PÁSCOA REALIZADA TODOS OS ANOS.  ASSUME TODOS OS ELEMENTOS DA 1º PÁSCOA.

3º PÁSCOA: É A DE JESUS. É O CORDEIRO DIVINO QUE SE IMOLA NA CRUZ. É A PASSAGEM DE CRISTO DESTE MUNDO PARA O PAI, ATRAVÉS DE SUA PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO.

4º PÁSCOA: É A CELEBRADA ANUALMENTE PELA LITURGIA DA IGREJA E RENOVADA TODAS AS VEZES EM QUE NÓS, COMO IGREJA VIVA E PEREGRINA, CELEBRAMOS E PARTICIPAMOS DA SANTA EUCARISTIA. O DOMINGO É A CELEBRAÇÃO CONTINUADA DA PÁSCOA DE JESUS. (...)

TRÍDUO PASCAL

QUINTA-FEIRA SANTA: A QUARESMA TERMINA COM A MISSA DA CEIA DO SENHOR E ABRE-SE O TRÍDUO PASCAL. O LAVA-PÉS É UM RITO COMPLEMENTAR DENTRO DA LITURGIA E É REALIZADO DEPOIS DO EVANGELHO E DA HOMILIA. ELE AJUDA A COMPREENDER O GRANDE PRECEITO DA VIDA CRISTÃ, QUE É O SERVIÇO DE AMOR E DE FRATERNIDADE. (...) A CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR NOS CONDUZ PARA DENTRO DA CELEBRAÇÃO DO TRÍDUO PASCAL QUE COMEÇA A MEIA-NOITE (DE QUINTA PARA SEXTA-FEIRA SANTA).

SEXTA-FEIRA SANTA (1º DIA): NESSE DIA SÓ A PROCLAMAÇÃO DO ANÚNCIO DA PAIXÃO, A ADORAÇÃO A CRUZ E A COMUNHÃO. CELEBRAMOS NESSE DIA NÃO O SOFRIMENTO DE CRISTO, MAS O SEU SACRIFÍCIO DE AMOR PARA NOSSA REDENÇÃO, QUE CULMINARÁ NA SUA PÁSCOA, PLENITUDE DE VIDA. (...)

SÁBADO SANTO (2º DIA): DESDE O SÉCULO II, É UM DIA ALITÚRGICO, DE JEJUM PLENO, SEM EUCARISTIA. (...) A IGREJA PERMANECE AO LADO DO SEPULCRO DO SENHOR, MEDITANDO SUA PAIXÃO E MORTE, ABSTENDO-SE DA MISSA (A MESA FICA SEM TOALHAS E ORNAMENTOS) ATÉ A VIGÍLIA.

VIGÍLIA PASCAL (3º DIA) - DOMINGO DE PÁSCOA: NELE SE REALIZA O RITO PASCAL. É A VIGÍLIA PASCAL, NOITE SANTA, NOITE BELA, INCOMPARÁVEL. A VIGÍLIA PASCAL É RIQUÍSSIMA EM SEUS SÍMBOLOS E EM SUA MANIFESTAÇÃO DE FÉ. É UMA LITURGIA QUE FOI SE ENRIQUECENDO AO LONGO DO TEMPO. ELA NOS FAZ COMO QUE MERGULHAR EM TRÊS DIMENSÕES TEOLÓGICAS: MEMÓRIA, PRESENÇA E ESPERA. (...) INICIAR ESSA CELEBRAÇÃO NA ESCURIDÃO ILUMINADA PELA LU DO CÍRIO PASCAL É UMA DAS MAIORES EXPRESSÕES DE NOSSA FÉ. A PALAVRA NOS TRAZ A MEMÓRIA DE TODA A HISTÓRIA DE SALVAÇÃO.(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário