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domingo, 12 de maio de 2019

Jornada Bíblica - 10º encontro.


INTRODUÇÃO.
Neste encontro, estudaremos novamente a primeira cena logo após a fuga de Moisés. Mas daremos ênfase na atitude que ele teve diante da injustiça cometida pelos pastores que expulsaram as filhas de Raguel do poço em Ex 2,16-22.

Oração
Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã. Leia Ex 2,16-22 e destaque o que mais te chamou a atenção na ação de Moisés.

Texto de estudo


Depois de apresentar o pano de fundo onde a cena acontece (v.16), o narrador mostra um conflito. Alguns pastores vieram e expulsaram as filhas de Raguel do poço (v.17).

Qual é o padrão da ação de Moisés?
Moisés entra em cena e age. Neste momento, o narrador repete um padrão do comportamento daquele que será o líder de Israel, durante os quarenta anos no deserto, à saber, atuar efetivamente diante de situações de iniquidade.
No v.11, Moisés assume as dores do escravo diante do opressor egípcio; no v.13, ele questiona um hebreu que estava batendo em seu próximo; e, agora, no v.17, expulsa os maus pastores que oprimiam as filhas de Raguel. Assim, o líder escolhido por Deus constitui-se, na narrativa, como alguém que não atura injustiças.

No que o senso de justiça de Moisés está fundamentado?
As três situações, nas quais agiu, demonstram que o senso de justiça de Moisés transcendia as fronteiras de nacionalidade, gênero e parentesco. Ele não é indiferente ao mal, tanto em relação à quem o comete, quanto por quem é a vítima.
Moisés demonstra uma preocupação pela vida, especialmente a vida dos membros mais fracos da sociedade, e uma intolerância ao abuso exercido pelos fortes. Também é evidente a sua coragem, ao arriscar sua própria vida, uma característica necessária para todo aquele que age em favor daqueles que sofrem injustiça.

Onde Moisés aprendeu seu senso de justiça?
O senso de justiça de Moisés foi aprendido, não de sua herança hebraica, mas de sua criação egípcia, de acordo com At 7,22. Tal realidade é um testemunho significativo. A Escritura demonstra, com isso, que há um agir ético entre àqueles que estão fora da comunidade de fé.

O que a teologia da criação tem a ver com a forma de agir de Moisés?
Outro aspecto fundamental corrobora com a verdade afirmada anteriormente: Deus não aparece em nenhuma das três ações de Moisés. A ética que pautou suas ações está fundamentada numa teologia da criação. Com efeito, ele agiu a partir do valor indelével que a vida humana tem.
Por suas ações de defesa da vida, aquele quer será o grande líder de Israel promove a obra criadora de Deus. A compaixão de Moisés pelos menos afortunados e sua pronta resposta em seu favor antecipa a vontade de Deus que será demonstrada tanto em Sua ação salvífica (cf. Ex 14,13.30; 15,1–2) quanto, também, na própria Lei (cf. Ex 22,21–27).
Mais uma vez, uma ética baseada numa teologia da criação serve como uma base importante para a redenção e a Torá.


ORAÇÃO = ORAR + AÇÃO.

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