Pesquisar este blog

domingo, 26 de maio de 2019

Jornada Bíblica - 13º encontro.


Tema: Deus viu a miséria do povo e ouviu o seu clamor (Ex 3, 7-12).

Introdução

Neste encontro, estudaremos a fala de Deus que está presente em Ex 3,7-10.12 e a resposta de Moisés em Ex 3,11.

Oração

Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo desse encontro gere frutos de vida cristã. Leia Ex 3,7-12 e reflita sobre o que significa a afirmação de que Deus se fez conhecer.

TEXTO PARA ESTUDO.

O que Deus revelou a Moisés?

Em Ex 3,7–9, Deus revela a Moisés seu conhecimento a respeito da aflição de Israel, utilizando por duas vezes a expressão “eu vi”; por uma vez, “ouvi” e “conheço” (v.7). Isso ensina algo muito importante sobre o Deus de Israel: Ele é atento às dificuldades e angústias dos oprimidos.

O que essa revelação tem a ver com a aliança de Deus com Abraão?

Ademais, ao afirmar que os israelitas são seu povo, Deus demonstra que não se esqueceu de sua aliança. O livro do Êxodo e toda a narrativa da libertação está constituída pela lembrança e referência ao pacto do Senhor com Abraão e seus descendentes (Gn 15,13–16).

Qual é um dos desafios de Moisés, de acordo com o texto estudado?

Neste sentido, um dos desafios que Moisés terá, ao longo da narrativa, consiste na confiança em Deus e na verdade de que Ele está atento aos momentos de dificuldade do povo. Um verdadeiro líder, chamado pelo Senhor, precisa crer nesta verdade; do contrário, padecerá.

O que significa a expressão “terra que emana leite e mel”?

O v.8 afirma que Deus desceu para libertar o seu povo das mãos dos egípcios e fazê-lo subir para a Canaã. Isso revela que o projeto de Deus para os israelitas era de constituí-los como um povo livre, cuja sobrevivência digna fosse garantida. Na nova terra, eles terão abundância; essa é a explicação da expressão “terra que emana leite e mel”.

Qual é o segundo desafio de Moisés, segundo o texto dessa semana?

A segunda parte do v.8, entretanto, mostra o desafio que Moisés e Israel deveriam enfrentar, já que Canaã pertencia aos diversos povos. Embora essa fosse a realidade, o Senhor estava disposto a realizar as promessas de sua aliança. Por isso, ele reitera nos v.9-10 que o clamor dos israelitas chegou até Ele e que, mais uma vez, Ele vê a opressão de seu povo.

Por que Deus não responde a pergunta de Moisés da forma como ele esperava?

É diante desses desafios, o poder do faraó e os outros povos que já habitavam Canaã, que em Ex 3,11–12 Moisés questiona, dizendo: “Quem sou eu…?” Trata-se de uma pergunta certamente sensata, de tal modo que Deus não o repreende por isso (v. 11).
No entanto, Deus não responde à pergunta de Moisés da maneira que ele pergunta, mas em vez disso diz: “Eu estarei contigo”, indicando que a sua presença é essencial para o chamado (v. 12).

O que o Antigo Testamento quer ensinar quando afirma que Deus está com “alguém”?

Quando o Antigo Testamento afirma que Deus está “com” alguém, ele enfatiza o poder de Deus, que capacita a pessoa a realizar seu chamado (cf. 4,12; Gn 26,3).
Por fim, o Senhor também promete que o próprio lugar onde eles estão falando se tornará um sinal, confirmando a Moisés quando ele traz o povo para fora e eles servem a Deus nesta montanha (Ex 3,1.12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário