Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Carta de Paulo aos Gálatas - 1º tema.

Tema: "Busco o favor das pessoas ou a favor de Deus? - O problema que fez nascer a Carta.

Muitas pessoas criticavam Paulo, faziam fofocas, acusações dele.
1) Você já teve ou conhece alguma experiência neste sentido? Como reagiu?
2) Como a comunidade pode ajudar uma pessoa a se corrigir e ter uma atitude correta?

1) Resposta pessoal.
Minha resposta: Eu sou a prova viva de diversas situações que aconteceram comigo. Se eu dependesse da comunidade onde moro para crescer, não conseguiria, pois é uma comunidade que nos coloca para baixo, onde somente um grupo de pessoas (as chamadas panelinhas) podem fazer as coisas. Muitas pessoas tem dons, seja ela o dom da palavra, da arte, de celebrar, de cantar, mas quando a comunidade não valoriza fica difícil até o acolhimento dessas pessoas. Além disso, acontece que muitas pessoas não deixam as outras pessoas fazerem o que sabem e nem fazem nada, ou seja, acabam atrapalhando, dificultando e afastando as pessoas. Minha reação é que, hoje em dia, não frequento mais a comunidade religiosa do meu bairro e frequento outras comunidades da paróquia, que valorizam muito mais meu trabalho. 

2) Para corrigir uma situação errada que uma pessoa faz, seria legal, chamar essa pessoa num canto e conversar, mostrando o motivo pelo qual essa pessoa fez algo errada. Não corrija as pessoas na frente dos outros. É feio. 

Leitura: Gálatas 1, 6-10.

1) O que mais chamou sua atenção na resposta de Paulo?
2) Qual o problema que havia entre Paulo e os gálatas?
3) Como Paulo enfrentou as críticas que recebia?
4) Qual a mensagem que podemos tirar desse texto para a nossa vida?

O conflito começa quando Paulo começa a pregar o Evangelho de Cristo, pois, antes dele pregar o Evangelho de Cristo, era do judaísmo e perseguia os cristãos. O povo começa a criticar Paulo pois antes pregava uma ideia e agora prega outra. Como o povo iria acreditar? Mas Paulo havia se convertido ao Evangelho de Jesus, passando a ser seu servo e prova para os gálatas que só existe um Evangelho, que é o Evangelho da verdade. Quem prega outra palavra é maldito. 

Rezar o Salmo 121 (120).

Nenhum comentário:

Postar um comentário