Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Carta de Paulo aos Gálatas - 3º tema.

Tema: "Estenderam-nos a mão em sinal de comunhão" - Sem conversa, a vida escurece.

As diferenças entre os membros de uma comunidade são tão grandes que parece não haver solução. Na Galácia, havia uma divisão: os que eram a favor de Paulo e os que eram contra ele. 

1) Já houve alguma vez um problema que causou grave divisão na sua comunidade?
2) O que fizeram para superar a divergência?

1) Em qualquer comunidade, sempre haverá divergências e, em alguns casos, há divisões conflituosas e autoritárias. 

2) Em alguns casos dá para ser resolvido, desde que, ambos ouçam o que cada um tem pra falar, sentar, discutir e chegar num consenso. Quando não há diálogo e há o autoritarismo, as coisas não fluem, não há autonomia. 

Leitura: Gl 2, 1-10.

1) O que mais chamou sua atenção na resposta de Paulo?
2) Como eles fizeram para superar a divisão que havia entre eles?
3) Qual a mensagem deste texto para a minha vida e para a vida da nossa comunidade?

A palavra chave desse texto é união. No caso, a união das igrejas cristãs e judaicas. Paulo expõe o Evangelho e como as autoridades de Jerusalém reconhecem que o Evangelho de Cristo é único e verdadeiro, fazem um acordo delimitando o espaço de Pedro e Paulo, ou seja, o espaço onde cada um ia trabalhar na pregação do Evangelho, sempre lembrando dos pobres: Pedro ficou com os judeus (os que eram contra Paulo e que acreditavam que ele não era apóstolo) e Paulo com os gentios (apoiadores de Paulo). Paulo anuncia esse Evangelho, após sua conversão, pois se apaixona pelo mesmo, pois com a Palavra de Cristo enxerga a liberdade e era isso que ele queria ver no povo da Galácia. O reconhecimento do Evangelho de Jesus se deu no Concílio de Jerusalém, onde viram que a Salvação estava em Cristo e não na lei do judaísmo.  

Rezar o Salmo 123 (122). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário