Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Carta de Paulo aos Gálatas - 2º tema.

Tema: "Fui avistar-me com Paulo e fiquei com ele quinze dias" - Eles conversaram, e se converteram.

Hoje em dia há muitas mentiras, conflitos, ódio, divisões. Isso nas comunidades, na igreja, na paróquia. Pessoas sofrem e abandonam a comunidade.
1) Você conhece fatos assim? Tem experiência neste ponto?
2) Como vocês fazem na sua comunidade para enfrentar e resolver tais problemas?

1) Resposta pessoal.
Minha resposta: Eu sofro na pele até os dias de hoje. Na comunidade, celebrava, fazia estudos bíblicos, fazia terço, divulgava as atividades. Fui expulso de tudo. Não me deixam fazer nada. Quando faço é por conta própria, independente de paróquia, pois eles só permitem que gente deles realizam as atividades religiosas. Consequência disso: frequento outras comunidades. 

2) Resposta pessoal. Cada comunidade pode resolver de uma forma diferente. Vai depender de cada comunidade. 

Leitura: Gálatas 1, 11-24.

1) O que mais chamou a sua atenção na resposta de Paulo?
2) Como Paulo faz para ajudar as pessoas a superar as brigas e tensões na comunidade?
3) De onde veio o Evangelho que Paulo anuncia?
4) Como fazer isto hoje na nossa família e na comunidade?

O Evangelho é uma revelação do próprio Jesus Cristo. Logo, não é uma invenção humana, é algo divino. Paulo se converte ao Evangelho de Cristo e explica, prova para os gálatas a sua conversão, acabando com as fofocas, brigas que havia naquele povo. Acabar com os conflitos é algo difícil, mas não é impossível. E isso deve ser feito através da Oração, do diálogo e do bom acolhimento. 

Rezar o Salmo 122 (121).

Nenhum comentário:

Postar um comentário