Pesquisar este blog

domingo, 26 de setembro de 2021

Carta de Paulo aos Gálatas - Introdução.

Abreviatura do livro: Gl.

Número de capítulos: 6. 

A carta de Paulo aos Gálatas foi escrita durante sua terceira viagem para a comunidade da Galácia, por volta dos anos 57 e 58 d.C. "É uma carta que traduz bem a indignação de Paulo com o que ele ouvia dizer a respeito dos conflitos nas comunidades da Galácia e das fofocas a respeito de sua própria vida."
O povo pregava um Evangelho diferente do que Paulo pregava, que é o Evangelho de Jesus Cristo e aí começou o problema. A maioria do povo era do judaísmo e praticava as ideias ainda do Antigo Testamento e judaicas, baseando-se em ritos e comidas, esquecendo-se do principal: o amor, pois, segundo eles, antes do povo ser um bom cristão, deveria ser um bom judeu e aí Paulo elabora essa carta. 
A ideia de que o povo tinha de que a salvação era fazer para Deus observando os mandamentos passa a ser a salvação é o que Jesus fez na cruz morrendo por nós.
A carta é dividida em: endereço (1,1-5), primeira parte (1,6 a 2,21), segunda parte (3,1 - 6,10) e conclusão (6,11-18).  
Gálatas teve sua origem em Gália (hoje é a França) e sua língua era o celta. 

HISTÓRIA: Os gálatas serviam como mercenários. Se aliaram ao Império Romano. As cidades gregas desta região o consideravam estranhos. A província mudou de tamanho várias vezes ao longo da História. Chegou a incluir cidades que foram evangelizadas por Paulo em sua primeira viagem e o conflito pode ter se originado daí. 

LEMA: "Pois todos vós sois um só em Cristo Jesus." (Gl 3, 28d).

Os 7 estudos bíblicos:

1) O problema que faz nascer a carta;
2) Conversaram e se converteram;
3) Sem conversa, a vida escurece;
4) A lei é pedagogo que conduz até Jesus;
5) Somos filhos, não escravos;
6) Para que possamos ser servos, uns dos outros;
7) O que vale na vida é a nova criatura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário