Pesquisar este blog

sábado, 25 de fevereiro de 2017

CF-2017: Biomas: A vida humana em rede.

Por Pe. Márcio Fabri dos Anjos.

A ciência discute muito sobre a origem da vida, mas não duvida que ela só existe em uma rede favorável de relações. Um exemplo básico é que precisamos de elementos físicos e químicos como água, ar puro e chão para pisar. As culturas mais antigas com sabedoria entenderam que a Terra no seu conjunto é viva e grande mãe para todo ser vivo. Hoje se fala em bioquímica e biofísica. Bios é vida em rede. 

Bioma é um conjunto de boas relações entre seres vivos com os elementos biofísicos e bioquímicos, formando uma rede e um ambiente favorável para a vida. Qualquer integrante que não colaborar com a vida desequilibra o ambiente de modo mais ou menos grave e perturba a rede. 

As diferenças regionais formam os conjuntos diferenciados que se chamam de biomas. No Brasil podemos identificar alguns biomas para compreender melhor diferentes contextos de vida dos quais participamos. Sem compreender isso, fazemos facilmente loucuras, achando que resolvemos tudo com tecnologias. 
(...)

Cada bioma tem suas características junto com os seres vivos que nelas interagem. Em todos estamos também nós seres humanos vivendo e interagindo. É sabido como os povos nativos tiveram a sabedoria de cuidar dos seus biomas, pois entendem que seus biomas são uma dimensão de suas próprias vidas. 

O desenvolvimento científico e tecnológico trouxe inúmeras vantagens, mas faz crescer também a responsabilidade de usar esses benefícios com sabedoria. Temos visto um enorme descaso a esse respeito, como se respeitar essa interatividade da vida fosse um atraso. Todos nós estamos inseridos nos biomas e não damos conta de substituir toda esta força de vida simplesmente por meios tecnológicos. Temos uma participação inteligente nos processos da vida, mas não somos a única razão inteligente que ali age. Com os olhos da fé vemos nisso o dom da criação e a grande missão que Deus nos deu para cuidar com carinho desta sua obra maravilhosa. É racional usar sem abusar porque os abusos são ameaças para nós próprios. A ciência se torna sabedoria quando assumimos que fazemos parte de um conjunto que vai além de nós mesmos. Reconhecer o conjunto maior de que nossa vida participa e conduz a ciência pelos caminhos da sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário