Pesquisar este blog

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Reflexões Bíblicas por Thiago de Morais - Lv 13-14

A reflexão bíblica deste sábado de carnaval continuará sendo do livro de Levítico. Os capítulos que serão feita a reflexão de hoje será o 13 e o 14.

Os capítulos 13 e 14 falam dos problemas de pele da época, como as pessoas eram tratadas e os rituais que deveriam ser feitos para essa situação, naquele contexto. Naquela época, a lepra era a doença mais contagiosa e não se tinha muitas informações a respeito. Qualquer coisinha que um ser humano tinha na pele era considerada lepra, até um furúnculo. Hoje, sabemos que realmente nada tinha a ver com lepra. As roupas e os objetos também poderiam transmitir tais doenças e consideravam até mofos, bolores como lepra. 
Seguindo o texto, fala da purificação de um leproso.
Quando uma pessoa tinha lepra era excluída da sociedade. Os sacerdotes da época diziam se estavam ou não curados e faziam os rituais de purificação para reintroduzir esses "leprosos" a comunidade onde viviam. Vale lembrar que isso foi no Antigo Testamento. Com a vinda de Jesus tudo muda, pois Ele liberta de doenças e não apenas diz se está curado ou não como os sacerdotes da época faziam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário