Pesquisar este blog

sábado, 21 de setembro de 2019

Jornada Bíblica - 31º encontro.


Tema: O cântico de Miriam, a profetisa (Ex 15,19-21)

Introdução
Neste encontro, estudaremos o cântico de Miriam (Ex 15,19-21), entoado logo depois da canção de Moisés (Ex 15,1-18).

Oração
Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo desse encontro gere frutos de vida cristã. Leia Ex 15,19-21. Agora, destaque o que mais te chamou a atenção.

TEXTO DE ESTUDO

Qual é a função do v.19, dentro do conjunto estudado?
O v.19, que é um texto em forma de prosa, consiste num sumário que fecha o poema anterior do cântico de Moisés (Ex 15,1-18) e o conecta com o que vem a seguir (Ex 15,20-21), retomando o ato de Deus de abrir o mar para que os israelitas passassem e fechá-lo com a finalidade de eliminar o opressor.

Qual é o sentido de se utilizar, em hebraico, a estrutura que coloca o sujeito primeiro e depois o verbo, no v.19?
Um detalhe interessante no v.19 é a estrutura de sua última oração: “os filhos de Israel, porém, caminharam a pé enxuto pelo meio do mar”. O autor fez uma inversão na estrutura sintática, no texto original, colocando o sujeito antes do verbo. Aqui, é muito importante saber que, no hebraico, a ordem mais comum coloca o verbo primeiro e depois o sujeito.
Quando essa inversão é feita, geralmente, o autor quer chamar a atenção do leitor-ouvinte ao que está sendo narrado. Nesse caso, diante da clara oposição estabelecida entre o exército egípcio e o povo de Israel, o texto enfatiza que Deus escolheu estar do lado dos oprimidos; não dos opressores.

Qual é o nome da irmã de Aarão e Moisés?
Uma grande questão desse texto consiste em saber qual é o nome da irmã de Moisés e Aarão, já que, nas traduções em português, existe uma variação. Algumas versões trazem Maria; e outras, Miriam. Aqui, em nosso estudo, será adotada a segunda opção por dois motivos: para não se confundir com a personagem neotestamentária, Maria, a Mãe de Jesus; e, segundo, porque se trata da transliteração mais próxima do hebraico.
Um dado muito interessante, dentro da narrativa do êxodo, é que, aqui (Ex 15,20), pela primeira vez, o nome da irmã de Moisés aparece. Nos capítulos anteriores, essa informação não havia sido revelada (cf. Ex 2,4.7).

O que significa a informação de que Miriam era profetisa?
À Miriam, o autor atribuiu o título de profetisa (cf. Ex 15,20). Dentro dessa questão, é importante salientar o fato de que a Bíblia aceita a possibilidade de que mulheres profetizem; não apenas os homens (cf. Jz 4,4; 2Rs 22,14; Ne 6,14; Lc 2,36).

No Antigo Testamento, aparecem mulheres profetisas?
O Antigo Testamento apresenta cinco mulheres com essa missão. Além da irmã de Moisés, também, Débora (cf. Jz 4,4); a mulher que concebe um filho com Isaias (cf. Is 8,3), Hulda (2Rs 22,14; 2Cr 34,22) e Noadia (cf. Ne 6,14). Além disso, usa o verbo “profetizar” em conexão com as mulheres em duas ocasiões (Ez 13,17; Jl 3,1).

No Novo Testamento, aparecem mulheres profetisas?
No Novo Testamento, também aparecem profetisas: Ana (cf. Lc 2,36-38), as quatro filhas de Felipe (cf. At 21,9) e as mulheres da comunidade primitiva (cf. 1Cor 11,5). Em At 2,17, na pregação de Pedro, Joel 3,1 é citado, garantindo que um dos sinais da era messiânica consiste no fato de que tanto homens quanto mulheres profetizam.

Com o destaque de Miriam, o que o texto pode ensinar?
Nesse sentido, dentro do contexto da libertação que o Senhor operou, ela toma a dianteira da história e passa a ser protagonista dentro da narrativa. Ela recebe destaque. Em conjunto com as outras mulheres, entoará um cântico de celebração (cf. Ex 20-21). Com isso, o autor valoriza o papel feminino. Elas também têm espaço. Podem conduzir a ação de graças, como fez o próprio Moisés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário