Tema: O cântico de Miriam, a profetisa (Ex 15,19-21)
Introdução
Neste encontro, estudaremos o cântico de Miriam (Ex 15,19-21),
entoado logo depois da canção de Moisés (Ex 15,1-18).
Oração
Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para
que o estudo desse encontro gere frutos de vida cristã. Leia Ex 15,19-21. Agora,
destaque o que mais te chamou a atenção.
TEXTO DE ESTUDO
Qual é a função do v.19, dentro do conjunto estudado?
O v.19, que é um texto em forma de prosa, consiste num
sumário que fecha o poema anterior do cântico de Moisés (Ex 15,1-18) e o
conecta com o que vem a seguir (Ex 15,20-21), retomando o ato de Deus de abrir
o mar para que os israelitas passassem e fechá-lo com a finalidade de eliminar
o opressor.
Qual é o sentido de se utilizar, em hebraico, a estrutura
que coloca o sujeito primeiro e depois o verbo, no v.19?
Um detalhe interessante no v.19 é a estrutura de sua última
oração: “os filhos de Israel, porém, caminharam a pé enxuto pelo meio do mar”.
O autor fez uma inversão na estrutura sintática, no texto original, colocando o
sujeito antes do verbo. Aqui, é muito importante saber que, no hebraico, a
ordem mais comum coloca o verbo primeiro e depois o sujeito.
Quando essa inversão é feita, geralmente, o autor quer
chamar a atenção do leitor-ouvinte ao que está sendo narrado. Nesse caso,
diante da clara oposição estabelecida entre o exército egípcio e o povo de
Israel, o texto enfatiza que Deus escolheu estar do lado dos oprimidos; não dos
opressores.
Qual é o nome da irmã de Aarão e Moisés?
Uma grande questão desse texto consiste em saber qual é o
nome da irmã de Moisés e Aarão, já que, nas traduções em português, existe uma
variação. Algumas versões trazem Maria; e outras, Miriam. Aqui, em nosso
estudo, será adotada a segunda opção por dois motivos: para não se confundir
com a personagem neotestamentária, Maria, a Mãe de Jesus; e, segundo, porque se
trata da transliteração mais próxima do hebraico.
Um dado muito interessante, dentro da narrativa do êxodo, é
que, aqui (Ex 15,20), pela primeira vez, o nome da irmã de Moisés aparece. Nos
capítulos anteriores, essa informação não havia sido revelada (cf. Ex 2,4.7).
O que significa a informação de que Miriam era profetisa?
À Miriam, o autor atribuiu o título de profetisa (cf. Ex
15,20). Dentro dessa questão, é importante salientar o fato de que a Bíblia
aceita a possibilidade de que mulheres profetizem; não apenas os homens (cf. Jz
4,4; 2Rs 22,14; Ne 6,14; Lc 2,36).
No Antigo Testamento, aparecem mulheres profetisas?
O Antigo Testamento apresenta cinco mulheres com essa
missão. Além da irmã de Moisés, também, Débora (cf. Jz 4,4); a mulher que
concebe um filho com Isaias (cf. Is 8,3), Hulda (2Rs 22,14; 2Cr 34,22) e Noadia
(cf. Ne 6,14). Além disso, usa o verbo “profetizar” em conexão com as mulheres
em duas ocasiões (Ez 13,17; Jl 3,1).
No Novo Testamento, aparecem mulheres profetisas?
No Novo Testamento, também
aparecem profetisas: Ana (cf. Lc 2,36-38), as quatro filhas de Felipe (cf. At
21,9) e as mulheres da comunidade primitiva (cf. 1Cor 11,5). Em At 2,17, na
pregação de Pedro, Joel 3,1 é citado, garantindo que um dos sinais da era
messiânica consiste no fato de que tanto homens quanto mulheres profetizam.
Com o destaque de Miriam, o que
o texto pode ensinar?
Nesse sentido, dentro do
contexto da libertação que o Senhor operou, ela toma a dianteira da história e
passa a ser protagonista dentro da narrativa. Ela recebe destaque. Em conjunto
com as outras mulheres, entoará um cântico de celebração (cf. Ex 20-21). Com
isso, o autor valoriza o papel feminino. Elas também têm espaço. Podem conduzir
a ação de graças, como fez o próprio Moisés.
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