Pesquisar este blog

domingo, 22 de setembro de 2019

Jornada Bíblica - 36º encontro.

Tema: Moisés aprendeu a partilhar a liderança e o serviço (Ex 18,13-27).

Introdução
No encontro dessa semana, estudaremos a passagem de Ex 18,13-27 que fala sobre o episódio no qual Moisés aprendeu de seu sogro, Jetro, a compartilhar o poder e as funções.

Oração
Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã.
Leia Ex 18,13-27. Agora, destaque o que mais te chamou a atenção.

TEXTO DE ESTUDO

A narrativa de Ex 18,13-27 tem qual função dentro da história?
O v.13 dá início à nova narrativa fazendo a afirmação de que Moisés estava “sentado para julgar o povo”. Certamente, o autor indica, com isso, que esse conjunto de versículos é uma preparação e uma transição para o evento do Sinai, ou seja, momento no qual Deus entrega a Lei aos israelitas.

Qual era a situação na qual Moisés se encontrava?
Moisés estava gastando seu tempo e energia ouvindo as reclamações dos israelitas. Desse modo, não dava conta de realizar outro trabalho importante (cf. Ex 18,13.14.18).

Onde os juízes ficavam para julgar o povo?
Em Ex 18,13, o autor revela que Moisés estava sentado para julgar o povo. Em geral, nas cidades israelitas, o local onde os juízes ficavam para o julgamento era na entrada, na porta. Assim sendo, esse era o lugar mais importante (cf. Rt 4,1.10.11; Jó 5,14; Jr 39,3; Lm 5,14). Esse termo está, diversas vezes, nas palavras dos profetas (cf. Am 5,10.12.15).

Qual foi a dica que seu sogro, Jetro, lhe deu?
Seu sogro, Jetro, sugeriu que ele delegasse boa parte do trabalho a outros e direcionasse seus esforços apenas para o que somente ele poderia fazer (cf. Ex 18,19-23).

Como foi possível que houvesse julgamento antes do evento da entrega da Lei no Sinai?
O sogro de Moisés, ao dar a dica para que Moisés compartilhasse a função de juiz com alguns homens, disse-lhe para que fosse ensinada a Lei e os estatutos do Senhor a eles. Isso só foi possível, já que algumas normas já haviam sido dadas no evento das águas amargas em Mara (cf. Ex 15,25-26).

O que o ato de delegar funções gerou em Moisés?
O ato de delegar aliviou o cansaço de Moisés e aumentou a qualidade de sua liderança. Além disso, ajudou a preparar seus ajudantes para o sistema de governo estabelecido em Canaã̀, o sistema tribal, narrado no livro dos Juízes (cf. Ex 18,24-26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário